Queimada: 11 Estados e o Distrito Federal têm maior risco. Confira

Veja os destaques da previsão do tempo dos próximos dias para as regiões agropecuárias de todo o País

O destaque da previsão do tempo é o aumento do risco de queimadas nos próximos dias. O ar seco e as temperaturas elevadas acendem o sinal de alerta em, pelo menos, 11 Estados do País.

A informação foi da meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo. Ela apresentou o quadro Giro do Tempo desta segunda-feira, 4.

Todos os Estados da região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e mais o Distrito Federal estão com maior propensão a focos de queimadas.

Além deles, também estão na lista partes do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

O outro lado da seca

Se por um lado, para as pastagens, os efeitos são bem negativos, por outro, para as lavouras de algodão, o tempo seco é favorável.

O clima quente e firme beneficia a época de colheita, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Chuvas

Já o ritmo de chuvas ainda continua no mesmo padrão das últimas semanas. Os volumes são maiores na faixa do extremo norte do Brasil e na faixa litorânea do Nordeste.

Também chove bem na extremo sul do Rio Grande do Sul nos próximos dias. O índice de umidade do solo chega a 90% no Estado.

Confira no vídeo acima os detalhes da previsão, incluindo os detalhes para os municípios de Bodoquena (MS) e Cipó (BA).

Quer saber sobre o tempo em sua região?

Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].