Que capim plantar para os cavalos na minha fazenda de terreno pedregoso?

Criadora do interior de Goiás detalhou também que sua propriedade tem piquetes formados com Andropogon e Braquiarão e perguntou qual a recomendação do agrônomo

A pergunta foi enviada por Rosilene Francisca, do interior de Goiás, que disse que em sua propriedade de 14,5 hectares tem piquetes de terreno pedregoso formados com Andropogon e Braquiarão. Como seu objetivo agora é criar cavalos na propriedade, ela perguntou ao especialista do Giro do Boi se deve manter estas gramíneas para tal fim.

“A Braquiária não é bem aceita pelos equinos, com exceção da Humidícola. Os equinos não gostam muito das outras. A recomendação seria você trocar Andropogon também, que não é das melhores não. Ele come, mas não é o ideal”, ponderou o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”.

“Eu entendo que o seu solo é pedregoso, mas o fato de ele ser pedregoso não impede de você plantar uma outra gramínea. Você pode inclusive plantar uma Humidícola, que tem um sistema radicular superficial e é estolonífera, ou seja, ela vai fechando com o tempo e é bastante agressiva. E a Humidícola é tão boa para equinos quanto para bovinos, então eu acho que, pensando nos equinos, talvez fosse a melhor opção para você plantar na sua propriedade”, recomendou.