Que aplicação você tem supera 2% ao mês? Resposta pode estar na pecuária

Benchmarking do Inttegra da safra 2020/21 apontou que taxa interna de retorno das melhores fazendas de recria e engorda chegou a 2,1%; confira os números que explicam o resultado

O Giro do Boi levou ao ar nesta quinta, 24, 7º episódio da nova temporada da série Dicas do Chaker. Desta vez, o zootecnista Antonio Chaker, diretor do Inttegra, compartilhou o perfil de desembolso das fazendas de recria e engorda da safra 2020/21 do benchmarking da consultoria. Segundo o especialista, as fazendas top rentáveis chegaram a mais de 2% de taxa interna de retorno. Portanto, pode estar na pecuária a resposta para a lucratividade almejada pelos investidores.

Em primeiro lugar, Chaker reforçou que o aumento de produtividade pecuária deve estar diretamente ligado com o aumento da margem. “De nada vale eu produzir bastante e gastar mais ainda com um projeto que entregou menos dinheiro por hectare”, salientou.

PERGUNTAS ESSENCIAIS

Conforme resumiu o consultor, as propriedades de recria e engorda precisam responder duas perguntas no que diz respeito ao perfil de desembolso. São itens como mão de obra, pastagem, nutrição, infraestrutura, administração e impostos, por exemplo.

Primeiramente, a pergunta que o invernista deve responder é: você gasta mais com nutrição e pastagem ou com todas as outras coisas? Em seguida, Chaker justificou. “Você pega todo o seu perfil de despesa da fazenda de pecuária, com tudo que você gasta, menos a compra do bezerro. O fundamental é que você gaste 55% de tudo que tem de despesa na fazenda com pastagem e insumos para o rebanho. Se não for essa a relação, podemos ter um probleminha”, advertiu.

Logo depois, Chaker revelou a outra questão: quantas arrobas você gasta para produzir uma arroba? “Então eu devo gastar sempre até 0,6 arrobas para cada arroba que eu produzir. Nesse exemplo, (arroba com valor de R$ 300,00) R$ 180,00 seria o máximo que eu posso gastar por arroba. Se você não estiver nessa combinação, fique atento porque não é bom para a fazenda”, disse em resumo.

PERFIL DE DESEMBOLSO DA PECUÁRIA DE RECRIA E ENGORDA

Posteriomente, o consultor mostrou as telas com os principais números do perfil de desembolso. Confira a seguir:

perfil de desembolso pecuária recria e engorda benchmarking 2020/21 inttegra antonio chaker

Ao mesmo tempo, as fazendas top rentáveis gastaram mais por cabeça mas a arroba ficou mais barata. “Como assim, Antonio? […] Sim, porque o GMD foi maior. E você que é do boi sabe que capricho no manejo de pastagem, periodicidade de salgação do cocho, homogeneidade de lote e qualidade genética são fatores que não custam dinheiro. Contudo, entregam resultado. Então você tem muito bem uma sequência de iniciativas que você pode fazer sem gastar nada que aumentam o resultado”, reforçou.

ESTRATÉGIA DE REPOSIÇÃO

Depois disso, Chaker chamou atenção também para a estratégia de reposição das fazendas de pecuária na recria e engorda. “Alguém diz que o bezerro está caro, etc, e você percebe de fato que quem tem estratégia de reposição gastou um ágio de mais ou menos 20%. Enquanto na média, o ágio foi de 27,7%”, analisou.

MARGEM SOBRE A VENDA

margem e taxa interna de retorno pecuária recria e engorda benchmarking 2020/21 inttegra antonio chaker

O consultor avaliou também a margem sobre a venda. Nesse sentido, é a distância entre a receita e a despesa, dividido pela receita. “As fazendas da média tiveram 33% e as fazendas top 45,7%. Já quando você analisa o resultado bioeconômico, através de um índice muito importante chamado taxa interna de retorno, o que a gente encontra? Na média, o dinheiro foi aplicado na recria e engorda a 0,8% ao mês. Enquanto as top rentáveis a 2,1% ao mês”, destacou.

BOM INVESTIMENTO

Em conclusão, Chaker enalteceu a oportunidade de lucro que a pecuária profissional oferece. “Que aplicação você tem aí que supera os 2% ao mês? Seja pecuarista profissional, tenha uma operação que você tem toda essa potência”, sustentou.

Acima de tudo, Chaker lembrou ainda que a oportunidade para obter este retorno com a engorda de gado existe mesmo em cenários diferentes de custos e mercado. “Para os melhores, para os mais profissionais, independente do cenário externo, eles conseguem responder com capricho, com qualidade, com estratégia e com antecipações. Tudo isso para que ele tenha resultados econômicos muito superiores ao mercado financeiro”, comentou.

“Juntamente com isso, ainda trabalhando numa atividade apaixonante, que é a pecuária. Alimentando as pessoas, alimentando o mundo, preservando o meio ambiente. Apesar de tudo isso ser muito bacana, entregar tudo isso e ainda entregar 2,1% ao mês”, concluiu.

Por fim, assista a edição completa do episódio do quadro Dicas do Chaker: