Quanto tempo após o parto posso usar Ciosin para indução de cio em vacas?

Especialista revelou o protocolo de indução de cio em vacas que utiliza o produto e reforçou a importância de acionar o médico veterinário para acompanhar o manejo

O telespectador Gilberto Júnior, de Crato-CE, enviou sua dúvida ao Giro do Boi sobre indução de cio em vacas. Conforme questionou em sua mensagem, ele quer saber quantos dias após o parto (vaca Nelore ou de cruzamento) ele pode usar Ciosin para induzir o cio.

Quem atendeu o criador foi o gerente técnico da unidade de Ruminantes da MSD Saúde Animal Denis Alves. Em primeiro lugar, o profissional agradeceu o telespectador pela perguntar a respeito do Ciosin.

De acordo com Alves, as fêmeas das raças zebuínas e de cruzamento apresentam uma particularidade fisiológica, que é o anestro pós-parto. Em suma, isso ocorre quando os animais temporariamente não manifestam a atividade ovariana e o cio. Segundo o gerente técnico, estudos nacionais mostram que apenas 15% a 20% das fêmeas apresentam ciclicidade aos 70 dias pós-parto. “Data que é o limite para que a vaca emprenhe e produza um bezerro a cada 12 meses”, apontou o especialista.

CIOSIN PARA VACAS

Em seguida, Denis recomendou que o criador procure um veterinário para recomendar o uso do Ciosin para a indução de cio em vacas. “Caso queira usar apenas o Ciosin, é preciso que um veterinário faça a avaliação ginecológica por meio de palpação. E depois disso, selecione os animais que tenham corpo lúteo ovariano. Entretanto, o potencial de indução parte de apenas 20% do rebanho cíclico para observação do cio nos dias subsequentes. Ainda é conhecido que a capacidade de observação de cio por um bom profissional não ultrapassa 50% a 60%. Assim, o índice de animais prenhes fica reduzido”, ponderou.

PROTOCOLO

De acordo com o especialista, uma parceria público-privada entre MSD Saúde Animal e pesquisadores desenvolveu os protocolos de IATF que empregam uma sequência de fármacos para estimular a atividade ovariana. Em outras palavras, fazer a indução de cio em vacas. Nesse sentido, estes protocolos sincronizam a ovulação para uma Inseminação Artificial em Tempo Fixo sem a observação de cio. Esse protocolo pode ter início a partir de 35 dias pós-parto. “O Ciosin é um dos produtos componentes”, salientou Alves.

Confira o protocolo para indução de cio em vacas com Ciosin:

– Dia Zero: Implante Fertilcare 600 ou 1200 + Fertilcare Sincronização;
– Dia Oito: Ciosin + Folligon + Fertilcare Ovulação;
– Por fim, o Dia Dez: Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

“O protocolo de IATF é capaz de sincronizar todos os animais, permitindo a inseminação em um tempo pré-determinado sem a necessidade de observação de cio”, disse o profissional. “Em gado de corte, as taxas de prenhez médias para vacas ficam em torno de 50% com apenas uma inseminação. Ainda é possível realizar um 2º e 3º protocolos mediante um prévio diagnóstico de gestação precoce por ultrassonografia para seleção das vacas não gestantes”, observou em conclusão.

Por último, Denis lembrou da importância de consultar um profissional para acompanhar o manejo. “A orientação do médico veterinário é fundamental para o correto uso dos medicamentos. Consulte sempre um profissional”, reforçou.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre indução de cio em vacas. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Tem idade mínima pra novilha pegar 1ª cria? A alimentação tem que ser diferente?

+ Quanto tempo após o parto a vaca pode pegar cria de novo?

+ Quanto tempo após o parto devo esperar para inseminar minhas vacas de novo?