O Giro do Boi respondeu a uma dúvida de um telespectador no quadro Giro pelo Brasil desta terça, 30, durante participação do zootecnista Murilo Trettel, assistente técnico da Tortuga DSM.
A pergunta foi enviada por Leonardo Costa Marinho, de Carmo do Paraíba-MG: “Quantas cabeças por hectare cabem no semiconfinamento? Minha propriedade fica na região do Triângulo Mineiro”, questionou o produtor.
“Vai depender muito da disponibilidade e qualidade do capim e do nível de suplementação que ele vai escolher trabalhar. Geralmente considera-se um semiconfinamento (quando há consumo de concentrado) acima de 0,7% do peso vivo. Deste nível para cima é semiconfinamento porque a gente começa a ter substituição do capim pelo concentrado. Abaixo disto, a gente considera suplementação com proteico energético porque tem aumento de consumo de capim proveniente deste concentrado que estamos dando […]. A melhor forma de determinar isto é uma visita técnica para checar o estoque de massa de onde este gado vai ficar”, afirmou o zootecnista.
Visite também:
+ Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto
+ O que é necessário para montar um semiconfinamento em minha fazenda?
Veja a participação completa de Trettel pelo vídeo abaixo: