O agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens e consultor do Circuito da Pecuária, respondeu o telespectador Leandro Santos, de Bom Jesus da Lapa-BA. Ele quer saber quantas cabeças de gado pode criar num pasto irrigado rotacionado.
Segundo o especialista, a resposta depende da gramínea que o pecuarista vai cultivar. Todavia, o produtor não deve ter restrições para escolher, uma vez que na Bahia não tem problemas de temperatura, umidade e luminosidade. “E entra o fator fertilidade também”, salientou Pires.
EXEMPLO PRÁTICO
Em seguida, o agrônomo projetou quantas cabeças de gado o produtor vai criar por hectare de pasto irrigado rotacionado. Para tanto, Pires usou um exemplo de uma fazenda para a qual ele presta consultoria em Alagoas que tem pastagem de Zuri (Panicum)
De acordo com Pires, a lotação nos primeiros anos é de 5 a 7 UA/ha. À medida em que o produtor vai se adequado ao novo sistema e ao manejo de pasto, pode chegar a 12 UA/ha, como no exemplo em Alagoas. “Lembrando que uma unidade animal é um animal de 450 kg”, frisou.
POR QUE A LOTAÇÃO CAI NAS ÁGUAS?
Contudo, Pires fez uma ponderação sobre o uso do pasto irrigado rotacionado. “Por incrível que pareça, a lotação passa a ser maior no período da seca do que no período das águas”, apontou. A justificativa é que com o céu mais nublado e o solo encharcado, o capim sente uma queda de produtividade. Portanto, a lotação nas águas desce de 12 para 7 ou 8 UA/ha.
“Agora quando chega na seca, irriga, fornece água na dosagem correta, é quando você tem o máximo de resposta da sua forrageira”, reforçou em seguida.
Em conclusão, Pires lembrou ainda que se o terreno for arenoso, a gramínea vai sentir menos os efeitos da estação das águas. O especialista comentou ainda a importância de o pecuarista dividir pasto e adubar as áreas de pasto irrigado rotacionado.
+ Como fazer divisão de pasto na fazenda?
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por fim, veja em vídeo a resposta do especialista sobre o potencial do pasto irrigado rotacionado:
Foto ilustrativa: Tadeu Voltolini / Reprodução Embrapa