O telespectador Élder, de Guiricema, Minas Gerais, perguntou quantas arrobas é possível produzir por hectare de terra roxa. Assim, nesta quarta, 02, o zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural, tirou a dúvida.
Conforme simplificou o especialista, não é possível fazer uma projeção sem antes coletar amostra e fazer análise de solo desta terra roxa. Nesse sentido, Felipini recomendou que o produtor procure fazer uma boa amostragem de solo, coletando em vários pontos dentro dessa pastagem em que ele quer criar o gado.
DICA
“De preferência, de 0 a 20 cm (de profundidade no solo). Se puder, contrate até um técnico para não ter erro nas coletas. Se você coletar com erro, você vai superestimar ou subestimar o resultado. Posteriormente, mande para um laboratório de respaldo. Em seguida, tendo as análises completas em mãos, mande uma cópia que a gente vai retornar com a sua resposta,” disponibilizou.
+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?
“Atualmente, a Alcance possui o modelo de balança de massa. É um sistema, uma análise bem completa do que existe no solo de fertilidade. E informa o que ela pode gerar de suporte e de produção de arrobas no sistema a pasto, extensivo, e até no sistema intensivo, usando ração, por exemplo”, destacou.
ENVIE SUA PERGUNTA
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre fazenda em morro. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por último, assista o vídeo com a resposta completa do especialista sobre desfrute da pecuária em terra roxa: