O quadro “Giro do Tempo”, apresentado nesta segunda-feira, 13 de janeiro, trouxe detalhes sobre a previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Segundo o meteorologista Arthur Müller, a chuva deve retornar gradualmente ao estado no início da próxima semana, mas o cenário de precipitações mais consistentes está previsto apenas para a última semana de janeiro.
Por enquanto, o final de semana seguirá seco no Rio Grande do Sul, assim como em partes do extremo oeste de Mato Grosso do Sul.
Em contraste, boa parte do país enfrentará chuvas frequentes, especialmente no centro-norte, favorecendo a recuperação das pastagens.
Chuvas intensas em outras regiões do País
Enquanto o Rio Grande do Sul aguarda o retorno das chuvas, acumulados significativos estão previstos para áreas do centro-norte brasileiro, com destaque para o Pará, onde entre os dias 15 e 16 de janeiro são esperados mais de 80 mm de chuva em 48 horas.
A região também deve manter boas condições de umidade no solo, beneficiando a agropecuária local.
Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo devem ver o retorno das chuvas no início da próxima semana, com máximas elevadas nas regiões de tríplice divisa, atingindo 35 a 36°C.
Cenário climático para o Rio Grande do Sul
Para os pecuaristas gaúchos, o prognóstico aponta que o estado ainda enfrentará dias secos no curto prazo, com possibilidade de algumas pancadas de chuva na próxima semana, mas o período chuvoso só deve se estabelecer no fim do mês.
Esse retorno é esperado para trazer alívio às atividades agropecuárias, que vêm enfrentando desafios com a escassez hídrica.
O especialista reforça a importância de acompanhar as atualizações climáticas para planejar melhor as operações no campo, especialmente em regiões que dependem das chuvas para a recuperação das pastagens e o manejo do gado.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.