Quando a braquiária híbrida Camelo será lançada no mercado?

Variedade é tolerante à seca e pode ser adequada para regiões onde o estresse hídrico é um dos desafios do pecuarista

Nesta segunda, 15, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires, autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z, respondeu dúvida de um técnico extensionista do estado do Ceará sobre autorização de produção de comercialização de uma nova gramínea híbrida de braquiária.

“Ele perguntou para a gente a respeito do Camelo, capim que está em fase final de avaliação pelo Ministério da Agricultura. A empresa fazendo testes para o registro junto ao ministério. E quando que isso vai acontecer”, explicou Pires.

“O Brasil é muito rígido na questão de documentação, na questão de avaliação da qualidade das gramíneas a serem lançadas. Existem diversos testes que devem ser realizados, exigências e documentação, e a empresa está trabalhando em cima disso.

Pires disse que conversou com a empresa responsável pelo desenvolvimento do híbrido para saber projeção de data de lançamento comercial. “A expectativa seria para o final deste ano e início do próximo ano. Agora, com essa paralisação da pandemia, a gente não sabe quando que vai voltar e quando vão conseguir fazer o lançamento, mas aguarde porque vai ser um material muito bom, um material de excelente qualidade e, com certeza, vai poder ajudar muito o pessoal do Nordeste”, informou.

Em participação prévia no Giro do Boi, o agrônomo já havia mencionado o híbrido e sua tolerância à seca, combinando com o ambiente da Região Nordeste. “Esta braquiária é nova que vai ser lançada, um híbrido que vai ser lançado no mercado e ele tolera regiões com até 300 mm de chuva também, bastante tolerante”, disse à época.

Quais são os melhores capins para plantar no clima semiárido?

Você sabe quais são os maiores desafios da pecuária brasileira?

Como ajudar o solo a segurar mais água na época da seca?

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa de Wagner Pires no vídeo a seguir:

 

Foto ilustrativa.