Qual a variedade de pastagem suporta mais a seca? Assista o vídeo abaixo e a resposta detalhada.
A dúvida veio do telespectador Alexandre Cabral, do município de Governador Valadares (MG). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 6.
Ele escreveu ao Giro do Boi e disse que tem chovido pouco na sua região e quer saber se existe alguma novidade sobre variedade de gramínea para locais que tem sofrido com a seca.
Quem esclareceu o assunto foi a doutora em zootecnia Janaína Martuscello.
Ela é integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.
“As plantas forrageiras tropicais não conseguem produzir a mesma quantidade de forragem no período das águas e no período seco do ano”, diz Martuscello.
Por conta disso, não há uma cultivar de pastagem que possa ser distribuída uniformemente para o fornecimento de forragem todo o ano.
Cultivares com menor estacionalidade
Por outro lado, a especialista listou algumas cultivares de forragem que com uma menor estacionalidade, ou seja, que conseguem distribuir melhor essa produção de forragem.
Entre as cultivares estão a Brachiaria decumbens e marandu. Também o capim Massai e a BRS Paiaguás.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].