Qual o tamanho ideal de um cocho de água para cavalo?

Entenda porque a praticidade para limpeza e alta taxa de vazão são mais importantes que o volume na instalação de um bebedouro para cavalos

O médico veterinário Fernando Loureiro respondeu uma pergunta dupla no Giro do Boi Responde desta quarta, dia 1º. Além de esclarecer se o criador pode usar água sanitária para purificar a água do gado, o especialista também orientou o tamanho ideal do cocho de água para cavalo. As perguntas vieram de José Ribeiro, de Mauriti-CE.

+ Posso usar água sanitária para limpar a água do gado na fazenda?

Conforme comentou Loureiro, os lotes com a tropa de cavalos de uma fazenda não costumam ter muitos animais. Além disso, os piquetes ou paddocks estão mais próximos à sede. Nesse sentido, não há necessidade de o cocho de água para cavalo ser muito grande.

“Então pode ser um bebedouro pequeno, que possa ser limpo, se não diariamente – que seria o mais recomendado – mas a cada dois ou três dias, no máximo”, orientou. “Quanto menor ele for, e com uma alta taxa de vazão, de enchimento, melhor para os animais também”, comentou.

+ Como saber se é a hora certa de lavar o bebedouro de água do gado?

Em seguida, o veterinário falou sobre a área de chegada do cocho de água para cavalo. “Eu recomendaria a área de chegada de 8 a 10 cm por equino para que eles possam acessar bem. Então um bebedouro com um metro de chegada vai estar atendendo muito bem 12 a até 15 animais, sem problemas”, calculou.

Em suma, Fernando disse que a praticidade da limpeza e taxa de vazão são as características mais importantes para o cocho de água para cavalo. “Equinos não precisam de um bebedouro muito grande porque eles bebem a água espalhado em várias horas, várias vezes e várias vindas ao bebedouro durante o dia”, justificou.

+ Na lida, cavalo pode suar até 12 litros por hora; veja como compensar a perda

+ Qual o tamanho ideal do bebedouro de água do gado?

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista pelo vídeo a seguir: