O telespectador Max Silva, de Canarana, no Vale do Araguaia em Mato Grosso, enviou sua dúvida sobre palhada de milho e de gergelim na engorda de gado. De acordo com sua mensagem, ele quer saber o que esperar do desempenho dos animais consumindo esses insumos. Além disso, ele perguntou qual a qualidade desses alimentos em comparação com as pastagens.
Quem atendeu Silva foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens e consultor do Circuito da Pecuária. Embora não tenha experiência com o uso de palhada de gergelim, Pires aprovou o uso da palhada de milho. “A palhada de milho é muito palatável. O gado gosta muito e dá um excelente resultado”, disse em suma.
Contudo, Wagner apontou que a palhada de milho não é muito rica em proteína. “Ela tem muita fibra. Vai ter bastante matéria seca, mas em proteína ela deixa a desejar”, confirmou.
POTENCIAL DE GANHO DE PESO
Em seguida, o consultor apontou outras características nutricionais da palhada de milho e o potencial de ganho de peso. “Normalmente o talo que fica no campo é muito rico em potássio. Então isso ajuda na nutrição do gado. E, é claro, se você ofertar para ele um sal proteinado de qualidade, […] você vai ter um resultado muito bom. Um GMD (ganho médio diário) de 300 a 400 g se for só na palhada”, projetou.
“Normalmente na palhada a gente encontra muita tiguera de milho que fica na colheita. Muita espiga. Portanto, isso acaba enriquecendo a alimentação do bovino”, completou.
Em conclusão, Pires lembrou ainda que o resultado do produtor pode ser ainda melhor fornecendo pastagem em associação com a palhada de milho e gergelim. “Mande bala e não vacile quanto à suplementação mineral. E se tiver uma pastagem, ajuda bastante”, finalizou.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre nutrição para o especialista. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por fim, assista a resposta completa do especialista no vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Gabriel Rezende Faria / Reprodução Embrapa