Esta semana se comemorou o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, no dia 7. Saiba qual é o papel do veterinário e zootecnista nesta importante data. Assista ao vídeo abaixo e confira em detalhes.
Quem deu as explicações foi o médico veterinário Ronaldo Gil Pereira, membro da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Ele foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta sexta-feira, 9.
Pereira explicou que a celebração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos chegou à sua quinta edição.
“Padrões alimentares salvam vidas”
A data é promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e definiu como o mote deste ano: “Padrões alimentares salvam vidas”.
A escolha do tema teve o propósito de reconhecer a importância dos padrões alimentares em todo o mundo para manter os consumidores seguros, além de apoiar um mercado equitativo de alimentos.
Para incentivar as ações de conscientização em 2023, a FAO disponibilizou o Guia para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, para que profissionais, empresas, instituições e governos possam obter ideias sobre como participar desta data.
O guia está disponível nos seis idiomas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.
A importância do veterinário e zootecnia no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos
O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado todo dia 7 de junho. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
A data possui um peso importante no trabalho desenvolvido pelos profissionais da medicina veterinária e zootecnia.
São eles que possuem uma atuação efetiva para garantir a qualidade e segurança dos alimentos em toda a cadeia produtiva de alimentos de origem animal, garantindo a saúde única (humana, animal e ambiental).
O especialista destacou que são cerca de 250 enfermidades que acometem o gado e que são bem cuidadas por todos esses profissionais.
Recadastramento on-line de profissionais de medicina veterinária
É importante lembrar sobre o recadastramento de profissionais da medicina veterinária e de zootecnia que está sendo realizado desde o início deste ano de 2023.
O recadastramento pode ser feito no site do CFMV pelo link https://www.cfmv.gov.br/recadastramento/.
O recadastramento não é obrigatório. Porém, ao se recadastrar, o profissional mantém seus dados atualizados perante o seu regional e o CFMV.
Isso facilita a comunicação entre as partes, além de ter acesso às novas cédulas (física, em policarbonato, e digital).