Juntamente com sua preocupação, o telespectador Aroldo Silva, de Ji-Paraná-RO, enviou uma foto para ilustrar seu problema ao Giro do Boi. Conforme registrou, ele está sofrendo com infestação de uma planta daninha e não sabe como fazer o controle de tiririca em pastagens.
Quem identificou a planta pela fotografia foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, consultor do Circuito da Pecuária. “É uma Cyperaceae, uma tiririca que está nascendo e tomando conta da área dele”, disse em resumo o especialista.
No entanto, embora tenha feito a identificação facilmente, Pires alertou que o controle de tiririca em pastagens requer cuidados específicos. “O controle disso não é muito barato, não. O herbicida que faz o controle dessa invasora é o Sempra. Você vai achar ele no mercado. Assim, você faz a aplicação. Ele vai matar essa invasora e não vai matar nem vai prejudicar o seu capim”, orientou o agrônomo.
Ao mesmo tempo, Pires ressaltou a importância da rapidez do controle de tiririca em pastagens. “Ande rápido porque ela já está produzindo sementes. Então, quando produz semente, a invasora vai se disseminando porque aquele banco de sementes vai ficando. Vai nascer no ano que vem, no final das águas, e aí vão voltar todas as invasoras outra vez”, avisou o agrônomo.
“Portanto, entre rápido com o herbicida, faça o controle e não deixe a peteca cair”, frisou.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre controle de plantas daninhas em pastagens. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por fim, assista a resposta do especialista sobre controle de tiririca em pastagens: