Qual é a melhor gramínea para formar um bom piquete na época do verão no Rio Grande do Sul? A pergunta, enviada à produção do Giro do Boi por um produtor de Esteio-RS, foi respondida pelo engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires, autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z, no programa desta quarta, 22.
“Hoje em dia as gramíneas têm uma adaptabilidade muito grande. Apesar de o Rio Grande do Sul já ser clima temperado, na época do calor aí é bem quente. Então elas vão dar uma boa produção, uma boa produtividade, desde que ela tenha umidade e tenha calor”, introduziu.
“Você pode plantar um Mombaça, que vai muito bem, o Zuri é excelente. As braquiárias vão bem. De preferência, eu recomendaria a você uma gramínea de um desenvolvimento mais rápido. Se for o caso de você plantar um Panicum, eu recomendaria para você o Paredão. Ele é muito rápido para se desenvolver, então você vai ter uma chance de aproveitar esta época mais quente aí no estado. Se for braquiária, o Sabiá e o Caiena também são duas braquiárias de desenvolvimento muito rápido”, indicou.
+ Conheça a fazenda do RS que produz 50 arrobas por hectare ao ano
+ 18 perguntas e respostas sobre silagem de capim, manejo e limpeza de pasto
+ 12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens
Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Veja a resposta completa no vídeo abaixo:
Foto: Reprodução / Seapi-RS