Qual o impacto do adubo com matéria orgânica para cada tipo de cultura?

Telespectador pediu mais informações sobre o uso do fertilizante e especialista indicou que produção da pastagem pode aumentar em até 25% a partir de seu uso

O telespectador Belhomar Dantas procurou o Giro do Boi para saber mais informações sobre adubo com matéria orgânica. E quem falou sobre o tema no programa desta sexta, dia 17, foi o zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural.

De acordo com o especialista, adubo com matéria orgânica nada mais é do que um adubo que se misturou com esterco. “Pode ser esterco de confinamento bovino. Normalmente esses adubos comerciais que a gente encontra são feitos com esterco de galinha poedeira. Isso porque o esterco de poedeira é mais concentrado em fósforo e nitrogênio. Então vale a pena usar”, analisou.

DIFERENCIAL

Em seguida, Felipini comentou qual o impacto do chamado adubo organomineral em diferentes culturas. “O diferencial dele é o ganho de produção. Quando a gente mistura matéria orgânica, ou adubo orgânico com o adubo químico, ocorre um sinergismo e a produção aumenta. Nós temos dados de pesquisa que apontam, por exemplo, que a produção pastagem aumenta em até 25%. Na laranja e eucalipto, até 40%. É muita coisa! E no milho e soja também se usa muio atualmente. E só está crescendo na região de Mato Grosso do Sul, de Tocantins, com até 15% (de aumento de produção)”, ilustrou.

Por exemplo, o consultor citou o impacto do uso do adubo com matéria orgânica em um cliente seu da região de Palmas-TO. “Em áreas de soja na região de Palmas, estão produzindo até dez sacas a mais com adubo organomineral, com a matéria orgânica vinda do confinamento de bovinos. São clientes nossos que processam esterco. Eles separam o sólido do líquido e esse sólido passa por processamento, adicionam o fosfato de rocha e outros nutrientes e produzem esse adubo organomineral. Estão usando no plantio de soja, aumentando em até dez sacas a colheita”, confirmou.

Logo depois, o zootecnista salientou que o milho também pode ficar mais produtivo com o adubo com matéria orgânica. “Vai aumentar talvez mais de 20 sacas, dependendo do nível de adubação”, projetou.

Em conclusão, Felipini ponderou que para decidir sobre o uso do adubo com matéria orgânica, o produtor deve fazer contas. “Será que esse valor a mais que você está pagando na tonelada do adubo organomineral vai retornar para você em produção? Então anote esses aumentos de produção que eu citei e que a pesquisa mostrou. Na pastagem, por exemplo, são 25% a mais”, lembrou.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

+ Como corrigir solo pobre em fósforo e matéria orgânica e que capim plantar?

Por fim, assista em vídeo a resposta completa do especialista:

Foto ilustrativa: Felipe Rosa / Reprodução Embrapa