Qual capim é mais indicado para áreas de muito pedregulho? A dúvida foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 20. Ela veio do pecuarista e telespectador Matias Marçal, de Cotegipe (BA).
O produtor chegou a plantar o capim andropogon. Ele disse que a forrageira foi até bem, no entanto, em dois anos, o pasto morreu.
A resposta ficou por conta da doutora em zootecnia Janaína Martuscello, integrante do time de especialistas do maior programa de gestão de fazendas do País, o Fazenda Nota 10.
Andropogon e fertilização
“Esses solos pedregosos são de difícil mecanização, pois não conseguimos passar grade. No entanto, precisamos ter algumas estratégias para trabalhar nesses solos. Uma delas é o que o Matias está fazendo, utilizando o capim andropogon”, diz Martuscello.
Além deste capim e outras opções como o buffel, o produtor não pode se esquecer de dar uma força para planta com aplicações de fertilizantes.
“Embora não consigamos fazer a mecanização, às vezes, uma pequena adubação por cobertura já é o suficiente e ajuda o capim. Num solo muito pedregoso às vezes a planta não consegue aprofundar muito seu sistema radicular”, diz a especialista.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo com os animais, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].