Qual a melhor raça bovina de leite e o suplemento ideal para o Nordeste? Confira a resposta na íntegra no vídeo abaixo.
A dúvida veio do telespectador Wesley Ademar, de Aracaju (SE). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 6.
Quem respondeu foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Na realidade as indicações de raças e alimentação varia de região para região.
“Quando falamos do Nordeste, especialmente da área do Sergipe, temos quase uma mistura de três climas dentro de um Estado”, diz Marquez.
Avaliação da aptidão leiteira na região da fazenda
Nesse sentido, antes de ver qual é o suplemento ou raça adequada, o importante é verificar qual o alimento básico para este gado e sua quantidade.
“Entendemos que uma vaca leiteira precisa, no primeiro aspecto, se alimentar com necessidade de manutenção para depois chegar no que ela precisa comer para produzir leite”, explica Marquez.
Necessidade da vacada para a reprodução
Outro ponto fundamental é o suprimento da vacada para a reprodução.
Nesse caso, a vaca precisa comer pelo menos 2,5% do seu peso vivo de matéria seca.
“Então, para começar, eu prefiro sempre estar seguro na alimentação e trabalhar, por exemplo, com uma forragem que eu possa estocar”, diz Marquez.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.
Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].