O Giro do Dia que foi ao ar nesta sexta, dia 07, mostrou os frutos da determinação do pecuarista Adair Vieira Campos, mais conhecido como Tôta. Natural de Cidade Gaúcha-PR, o produtor mudou para Quatá-SP em 1980, iniciando seu curso como técnico agrícola. Logo depois, em 1982, aventurou-se em terras rondonienses, estabelecendo-se em Primavera de Rondônia como pecuarista de leite.
Foram quase 40 anos como produtor leiteiro até que Tôta migrasse para a bovinocultura de corte. Para esta missão, ele adaptou a sua área de pasto de quatro hectares, intensificando o manejo com rotação e irrigação. O resultado foi destacado no programa de hoje: a engorda de 36 bois dentro desta área.
+ O que é melhor para a fazenda: pastejo contínuo, alternado ou rotacionado?
+ Aprenda a fazer rotação de pasto na sua fazenda
Quem contou os detalhes deste trabalho foi o originador Matheus Roz, do escritório de compra de gado do Friboi em Rolim de Moura.
“Deste rotacionado hoje nós embarcamos 36 bois gordos. […] O projeto aqui é de rodar a boiada e fazer abates de cargas em torno de seis a sete caminhões por ano porque o pasto de pouco de mais de quatro hectares é irrigado. Então é um belo trabalho, fantástico. […] Ele vem tendo bons resultados”, apresentou Roz.
+ Quero começar irrigação de pasto. Quantas vacas posso lotar no piquete?
O originador explicou como funciona em detalhes o sistema produtivo intensivo do pecuarista. “Aqui o Tôta tem 24 piquetes medindo 40 x 40 m e, no total, vai dar pouco mais de quatro hectares. Aqui ele engordou 36 bois. […] O boi fica 24 horas em cada piquete, então para ele voltar no primeiro piquete vai dar 24 dias. E todo dia que o funcionário tira o boi, ele joga a ureia e cloreto de potássio para o capim ficar bonito”.
+ Aprenda a fazer adubação de pasto
No embarque, as imagens do bois falaram mais do que palavras se o resultado foi aprovado. “Olha os animais arredondados, animais bem jovens que ganharam muito peso. Está estimando aqui que os animais ganharam por volta de 1,5 a 1,6 kg por dia. Show de bola!”, reconheceu Matheus. No abate, segundo o originador, os bois “casqueiraram” as 19@ de média. Veja a boiada na foto abaixo:
O trabalho do produtor conta com importantes contribuições de dentro e fora da porteira no caminho para o sucesso, sobretudo uma assistência em meio à migração de atividades. “Hoje o seo Tôta usa parceria do Sebrae para fazer a inseminação em pouco mais de 300 fêmeas e tem orientação técnica de seu filho Phelipe na parte nutricional. O seo Tôta vem produzindo mais com menos”, destacou.
Depois de terminar a engorda dos bois, o produtor já preparou a próxima carga para o seu rotacionado, cerca de 40 novilhas que seriam apartadas especialmente para o sistema. “Vai apartar por peso e entrar naquele rotacionado. É uma novilhada que ele estima entrar com pouco mais de dez arrobas de média. Show de novilhada!”, mostrou o originador (veja as imagens todas no vídeo abaixo).
“É muito satisfatório você chegar numa propriedade que com tão pouco consegue produzir muito. E está aí o resultado. O Tôta está fazendo, está pesquisando, tem apoio do Sebrae para poder ser orientado, para poder aprender a fazer melhor. Então parabéns, Tôta, parabéns a todos da Fazenda Alto Alegre, ao seu filho Phelipe, à sua filha Isadora, a Dona Eliete (sua esposa), que sempre está acompanhando o Tôta e incentivando ele. Muito bom”, reconheceu Roz.
Leia também:
+ Depois de sair do Japão em navio, Dr. Ito virou médico e pecuarista exemplar em RO
+ Com botina atolada, Antônio chegou descalço em RO e virou pecuarista de sucesso
+ Pecuarista de RO intensifica fazenda e engorda 40 bois de 19,5@ em 4 alqueires
+ Pecuarista rondoniense aprova desempenho de novilhas confinadas no alto grão
Veja o Giro do Dia completo pelo vídeo a seguir:
Leia também:
+ Em Rondônia, Rosilene usa experiência de empresária para “confeccionar” boiadas
+ Com um pequeno sítio no interior de RO, produtor forma 3 filhos em medicina
+ Ele levou 8 anos para engordar os primeiros bois e hoje é referência de produtividade na pecuária
+ Pecuarista de 70 anos usa carriola para tratar bois no cocho; animais pesaram em média 20@