Primeira etapa do Circuito Nelore 2020 comprova precocidade e eficiência da raça

Veja os primeiros números de peso médio de carcaça, acabamento e idade dos machos e fêmeas avaliados no abate técnico que ocorreu em Campo Grande-MS

A etapa da unidade I da Friboi de Campo Grande-MS abriu os trabalhos do Circuito Nelore de Qualidade em 2020 e reforçou a tendência de evolução da raça pelo potencial genético para produzir animais cada vez mais jovens, mais pesados e mais eficientes.

“A qualidade sempre é uma grata surpresa. A gente vê a raça Nelore produzindo, além de muita quantidade, bastante qualidade. Os animais jovens, tivemos quase 70% dos machos até quatro dentes e 88% dos animais machos acima de 18@. Nas fêmeas, ainda mais jovens: mais de 90% dos animais até dois dentes, ou seja, até cerca de um ano e meio de idade, e mais de 60% das fêmeas com gordura mediana e uniforme. Então mais uma vez mostrando a raça Nelore como uma raça precoce, eficiente, com animais chegando ao ponto de abate jovens, pesados e bem terminados”, aprovou o gerente executivo da ACNB, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil, André Locateli, em participação no Giro do Boi desta quinta, 21.

Ao todo foram 829 carcaças avaliadas de 504 machos, todos castrados, e 325 fêmeas de oito pecuaristas com propriedades no Mato Grosso do Sul. A etapa inaugural do circuito em 2020 superou o desafio de ser realizada em meio à pandemia de coronavírus, mas encontrou na tecnologia e criatividade dos parceiros uma solução para que fosse concluída.

“A gente precisa ser criativo e encontrar alternativas, contar com a tecnologia para contornar algumas dificuldades que este momento está nos impondo. Felizmente encontramos uma maneira de manter esse início do Circuito Nelore de Qualidade porque o agro não para, a pecuária não para e o Nelore não para”, reforçou Locateli.

“Nós iniciamos este circuito fazendo uma modalidade de avaliação mista. Nós tivemos lá presencialmente dentro da unidade a avaliação sendo feita pelo profissional do próprio frigorífico da linha de rotina e fizemos um acompanhamento com o nosso técnico Gustavo Callejon fazendo a avaliação e a validação dessa avaliação feita localmente via vídeo, remotamente”, explicou o gerente executivo.

Segundo Locateli, a adaptação foi feita com segurança porque já há mais de um ano os técnicos do frigorífico trabalham com a classificação de carcaças do Protocolo Nelore Natural, parceria entre a ACNB e a Friboi que remunera em até R$ 10,50/@ criadores da raça conforme a qualidade das carcaças e da carne produzida.

Premiação por qualidade leva à evolução da pecuária, diz presidente da Nelore

“Uma coisa que foi muito interessante é que nos abrimos uma sala de discussões de acompanhamento desse abate aos pecuaristas participantes, aos profissionais da associação, do Grupo Matsuda, que é o nosso parceiro, os profissionais da Friboi, e foi interessante porque acabou gerando a oportunidade de fazermos um debate sobre o que a gente estava assistindo, sobre pecuária, enfim, sobre diversos assuntos. Acabou sendo um dia de debate muito produtivo também”, detalhou.

Os números da 1ª etapa do circuito e os nomes dos vencedores foram revelados em primeira mão no 6º Webinar Giro do Boi – Circuito Nelore de Qualidade Etapa de Campo Grande-MS. Veja no link abaixo os resultados na íntegra:

+ Circuito Nelore de Qualidade: Etapa de Campo Grande-MS (unidade I da Friboi na saída para Terenos-MS)

+ Reveja a edição completa do 6º Webinar Giro do Boi – Circuito Nelore de Qualidade

Confira também a agenda completa das demais etapas do Circuito:

ACNB divulga novidades no regulamento do Circuito Nelore de Qualidade 2020

Veja no vídeo abaixo a entrevista completa com André Locateli: