Tempestades podem se intensificar entre o Centro e Sul do Brasil nos próximos dias

“Chuvas ficam mais volumosas no interior do Brasil”, apontou coordenador do Inmet em participação no Giro do Boi desta sexta, dia 15/10

Depois dos temporais dos últimos dias em diversos locais das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, principalmente, a previsão do tempo é que o cenário se repita ou possa até se intensificar ao longo do fim de semana. Foi o que pontuou nesta sexta, 15, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP, Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nesse sentido, Schneider detalhou que “tem novamente previsão de tempestades ao longo desta sexta e sábado, entre o Centro e Sul do Brasil”.

Em seguida, o especialista detalhou a previsão do tempo. “Depois do final de semana em diante, sábado, domingo, segunda e até quarta ou quinta-feira, as chuvas ficam mais volumosas no interior do Brasil. É uma boa notícia para as áreas secas, principalmente o centro-norte de Minas, parte do Tocantins, onde já vem chovendo, mas também aquela parte do interior da Bahia”, apontou.

“A perspectiva nos próximos dias é que se repita, ou até se intensifiquem durante a sexta-feira, as tempestades em parte da região Centro-Sul do Brasil”, frisou.

ALÍVIO

Ao mesmo tempo, a umidade disponível alivia o solo seco em boa parte das regiões que sofreram nesta última entressafra.

“Como andou chovendo nessas últimas semanas, principalmente nas últimas duas semanas, as áreas de umidade do solo já ficaram bem mais visíveis. Então houve uma melhoria na umidade do solo, ficando essa parte mais central e sul do Brasil. A exceção continua sendo a região do Semiárido, mas mesmo essa região oeste da Bahia vai ter uma melhoria nos próximos dias, porque deve chover”, antecipou Schneider na previsão do tempo.

CORREDOR DE UMIDADE

Além disso, conforme revelou o meteorologista, “haverá também umidade disponível a partir do Norte do continente, então vai ser outro fator que vai promover a instabilidade nessa região Central do Brasil”.

“Sexta e sábado essa umidade que está na parte Central e Sul do Brasil se desloca e vai ficar semi estacionária pelos próximos dez dias, pelo menos, nesse corredor que vai da Amazônia ao Oceano Atlântico. Então deve pegar todos esses estados do Centro e Sudeste do Brasil. E, como eu falei, durante a semana que vem, se instalará principalmente nessa região entre Minas, Bahia, oeste do Tocantins, pegando essas regiões também do Matopiba”, detalhou.

Em seguida, Schneider destacou os locais que receberão temporais nos próximos dias. “Os ventos em altitude vão favorecer as tempestades. […] Ao longo da sexta-feira, iniciam aqui no Sul do Brasil e depois se deslocam ao longo do interior do Paraná, São Paulo, e depois o Centro-Sudeste do Brasil novamente tem uma rodada de tempestades”, disse.

FRENTE FRIA

Simultaneamente aos temporais, há previsão para queda de temperatura. “A frente fria que vai ajudar a intensificar a instabilidade vai promover queda na temperatura. Tem frio por aí, principalmente no Sul do Brasil, mais no leste da região Sul e Sudeste”, avisou Marcelo.

INSTABILIDADE

“Quanto aos índices de instabilidade, […] de sexta para sábado eles ficam mais fortes, potencialmente entre o Paraná, interior de São Paulo, toda essa área Central do Brasil. De sábado para domingo, ainda continuam, principalmente na divisa de São Paulo com o Triângulo Mineiro, sul de Goiás, Mato Grosso. E domingo perde um pouquinho de intensidade, mas ainda continua com pancadas de chuva forte”, concluiu o meteorologista.

A previsão do tempo completa para os próximos dias está disponível no vídeo a seguir: