Previsão do tempo: Inmet projeta tempestades entre o Sudeste e Centro-Oeste

Volumes de chuva podem chegar aos 100 mm até o domingo, conforme estimou meteorologista do Inmet na previsão do tempo desta sexta, dia 11

Alerta de tempestades para estados do Sudeste e Centro-Oeste a partir desta sexta, dia 12, até o próximo domingo, dia 14. A princípio foi o que destacou em sua participação na previsão do tempo no Giro do Boi o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider.

Conforme explicou o coordenador regional do Inmet, serão cerca de três dias de pancadas de chuva. As precipitações vão atravessar parte Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. “E chegar próximo entre o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul e sudeste de Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e divisa com Mato Grosso”, detalhou.

Além disso, Schneider estimou na previsão do tempo pancadas de chuvas para outros locais nos próximos dias. “A região do Tocantins continua com chuva, também sul do Maranhão, essas regiões aqui do sul da Região Amazônica. Tem índice de tempestade para a próxima segunda-feira, quando já tem uma nova frente fria se aproximando e deve cruzar rápido entre o final de segunda, principalmente terça-feira, e provoca algumas tempestades entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, disse o meteorologista.

VOLUME DE CHUVA

De antemão o especialista também trouxe na previsão do tempo os volumes projetados. “As regiões vão ter pancadas de chuva nos próximos dias, talvez de forte intensidade. […] Os volumes gerais desta semana mostram isso, acima de 100 mm, podendo ficar nas regiões das divisas de São Paulo com Minas Gerais e o sudeste de Goiás, algumas áreas entre o centro-norte de Mato Grosso do Sul e região de Mato Grosso. […] Tem ainda volumes previstos acima de 100 mm, em Algumas regiões próximas disso, dos 100 mm ao centro-norte do Tocantins e também centro-norte de região de Goiás”, confirmou.

FRENTE FRIA

De acordo com o coordenador regional do Inmet, a Região Sul pode esperar também uma nova frente fria nos próximos dias. “Trazendo muito frio com temperaturas baixas para o leste do Brasil. Pega desde Santa Catarina até São Paulo, Rio, Espírito Santo, sul de Minas. Tem temperaturas bastante baixas nessas regiões até o sábado ou domingo. Depois disso, tem um novo aquecimento e na outra semana tem uma nova frente fria.

Em seguida, segundo informou Schneider, “no domingo essa área já migra, já se desloca mais para Mato Grosso do Sul e pode pegar algumas áreas do Rio Grande do Sul, noroeste na região mesmo de Santa Rosa”, completou.

Enfim, pelo vídeo a seguir é possível assistir a previsão do tempo completa:

Foto: Reprodução / Corpo de Bombeiros-MT