GIRO DO TEMPO

Previsão: chuva só em outubro no DF, mas Sul do país terá muita água. Saiba quando

Se por um lado tem tempo seco e calor intenso no Centro-Oeste, por outro, o Sul do país terá muita água, com temporais e grandes volumes de precipitação. Assista ao vídeo

Previsão: chuva só em outubro no DF, mas Sul do país terá muita água. Saiba quando
Previsão: chuva só em outubro no DF, mas Sul do país terá muita água. Saiba quando

Pecuaristas, o cenário climático no Brasil continua com extremos contrastantes. O Brasil Central enfrenta a persistência do tempo seco e do calor, com pouca esperança de chuva no horizonte. Enquanto isso, o Sul do país se prepara para um período de precipitações intensas. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Nesta terça-feira, 19 de agosto, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou a situação no Distrito Federal e o que se espera para outras regiões.

Chuva zero e calorão no Distrito Federal

Para Taguatinga, no Distrito Federal, e outras áreas do Brasil Central, a previsão é desanimadora: não há chuvas no horizonte até outubro. A temperatura na região continuará subindo, podendo chegar a 37°C na virada do mês, devido a um veranico prolongado.

Essa combinação de calor intenso e falta de chuva exige atenção redobrada do pecuarista do Sudeste, Centro-Oeste e Rondônia.

O solo e o pasto secos, combinados com as altas temperaturas, aumentam significativamente o risco de incêndios. O produtor deve evitar o manejo com fogo e se preparar para a estiagem.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Ciclone no Sul e chuva intensa

Em contraste com a seca no Centro do país, a Região Sul terá um cenário de chuvas. A formação de um ciclone tropical pode levar precipitações para o sul de Mato Grosso do Sul.

No entanto, o maior volume de chuva é esperado para o Rio Grande do Sul, com previsão de 50 mm em 5 dias.

Esse volume ajudará a repor a umidade do solo e beneficiará as pastagens da região. A frente fria, no entanto, não deve avançar para Goiás ou Mato Grosso, onde as máximas podem bater os 39°C.

A chuva de verdade para o Brasil Central só deve retornar em setembro. Até lá, o cuidado com o rebanho e a prevenção de incêndios são fundamentais.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.