Segundo o meteorologista Arthur Müller, no quadro “Giro do Tempo” desta terça-feira, 14 de janeiro, algumas regiões do país podem receber volumes significativos de chuva nos próximos dias. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
O sul de Rondônia, incluindo a região de Vilhena, deve ser a mais beneficiada, com acumulados que ultrapassam 150 mm em apenas cinco dias.
Esses volumes, apesar de prejudicarem temporariamente os trabalhos em campo, prometem ajudar no abastecimento hídrico e na recuperação de pastagens.
Previsão para a pecuária em Mato Grosso do Sul
Outra área que deve receber atenção é o sul de Mato Grosso do Sul. Para a próxima semana, a expectativa é de que os acumulados de chuva ultrapassem 100 mm em cinco dias, especialmente em regiões de fronteira com o Paraná.
Essas precipitações serão fundamentais para aliviar o forte calor, que poderá alcançar os 40°C nos próximos dias, e para trazer alívio aos pecuaristas que dependem do regime hídrico para manter a produtividade.
Tendências para outras regiões
No restante do País, a chuva será mais irregular. No Nordeste do Mato Grosso, por exemplo, as máximas deverão oscilar entre 25°C e 28°C, com períodos mais quentes no final de janeiro e início de fevereiro.
Apesar disso, ainda são esperados 30 mm de chuva até o fim do mês, com janelas de tempo firme entre os dias 16 e 18 e novamente entre 27 e 29 de janeiro.
Enquanto isso, as regiões Sudeste e Sul do Brasil terão sol mais presente, especialmente em São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio Grande do Sul, que devem registrar períodos secos nesta terça-feira.
Atenção para os próximos dias
As chuvas intensas previstas para o norte e centro do país representam uma oportunidade e um desafio para os produtores rurais.
O meteorologista reforça a importância de ajustar os manejos, especialmente em áreas que podem enfrentar dificuldades com o excesso de precipitações, mas destaca os benefícios que essas condições trarão para as pastagens e os reservatórios.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.