
A dúvida do pecuarista Isidoro de Oliveira, de Pirenópolis, Goiás, que está com o silo fechado há 53 dias, é essencial para garantir a qualidade da silagem na fazenda. Segundo o zootecnista Edson Poppi, o tempo de permanência do silo fechado varia de acordo com o tipo de forragem, mas o material já está apto para ser utilizado pelo gado.
O especialista explica que a fase de fermentação, que é o processo mais crítico para a conservação do alimento, geralmente se completa em aproximadamente 30 dias. No entanto, o tempo ideal de vedação do silo para máxima qualidade pode se estender, especialmente em alguns casos. Confira o vídeo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Tempo de abertura por tipo de silagem
A recomendação para a abertura do silo depende da forrageira utilizada:
- Silagem de Capim: para a silagem de capim, as fermentações se completam mais rapidamente. O produtor já poderia abrir o silo com cerca de 30 dias de vedação, sem prejuízos significativos para o alimento.
- Silagem de Milho: no caso da silagem de milho, o ideal é prolongar o período de vedação para maximizar a degradação do amido. Essa degradação continua a melhorar a qualidade nutricional do material, alcançando um ápice de digestibilidade em torno de 180 dias.
Com 53 dias de vedação, o silo de Isidoro de Oliveira, seja ele de capim ou de milho, pode ser aberto sem problemas. Embora a silagem de milho não tenha atingido o pico máximo de digestibilidade dos grãos, a fermentação inicial já está completa, garantindo um alimento seguro para o rebanho.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.