
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), por meio do grupo Esalq-Log, e em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estão conduzindo um estudo nacional sobre estradas vicinais, com foco na melhoria da logística rural.
Mato Grosso do Sul foi o Estado escolhido para uma das primeiras etapas práticas do levantamento.
Durante o trabalho de campo, os pesquisadores Fernando Bastiani e Sarah Tosi percorreram 1.300 km no Estado, sendo 500 km em estradas vicinais, concentrando-se na microrregião de Dourados.
A equipe ouviu mais de 70 pessoas, entre produtores rurais, gestores públicos e representantes do setor, para compreender os desafios enfrentados nas vias de acesso à zona rural.
Troca de gestões afeta manutenção das vias
Segundo Sarah Tosi, o estado demonstra organização e esforços contínuos na gestão da infraestrutura rural, mas sofre com discontinuidades causadas por mudanças nas administrações municipais.
“Notamos que em Mato Grosso do Sul há uma organização relevante e um esforço contínuo para mapear a infraestrutura existente. No entanto, a mudança de governos impacta diretamente a manutenção das estradas”, afirmou Tosi.
Mapeamento pode embasar políticas públicas
O estudo ganha ainda mais relevância após a publicação da Portaria nº 777/2025 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prevê a abertura de 10 mil km de novas estradas rurais por ano e recursos para a manutenção das vias existentes.
A pesquisa pode servir como base técnica para a alocação de recursos, ajudando a definir prioridades de investimento e orientar os programas de infraestrutura rural.
“Escolhemos oito microrregiões para fazer o estudo prático, mas os resultados serão gerados a nível Brasil”, explicou Fernando Bastiani.
Principais gargalos identificados nas estradas
Entre os problemas apontados nas estradas vicinais estão:
- Falta de drenagem adequada, o que gera atoleiros e buracos;
- Manutenção deficiente de pontes, que prejudica a passagem de veículos;
- Déficit de operadores capacitados para uso de máquinas agrícolas e de infraestrutura.
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Fundersul é um exemplo, mas há espaço para melhorar
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) acompanhou a pesquisa por meio de seu departamento técnico.
Para o diretor-executivo Lucas Galvan, dados técnicos como os obtidos no estudo ajudam a formular políticas públicas mais assertivas.
“Mato Grosso do Sul já possui mecanismos como o Fundersul, que auxiliam na manutenção das vias, mas há sempre espaço para melhorias, e informações técnicas como essas ajudam a planejar o futuro da logística rural de forma mais eficiente”, destacou Galvan.
Escoamento da produção é o foco principal
As estradas vicinais são peças-chave na logística de escoamento da produção agropecuária. Elas conectam as propriedades rurais a rodovias maiores e centros de distribuição.
Em épocas de chuva intensa, a precariedade das vias impacta o transporte de insumos, a entrega de produtos e toda a competitividade da cadeia do agronegócio.
O projeto da Esalq-Log e da CNA seguirá por outras microrregiões do Brasil, com o objetivo de consolidar um panorama nacional da infraestrutura rural. O diagnóstico servirá para embasar programas públicos e fortalecer a logística agroindustrial em todo o País.
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