ESTUDO

Pesquisadores mapeiam estradas vicinais de MS para aprimorar logística rural

Levantamento da Esalq-Log e CNA percorre 1.300 km e pode orientar investimentos públicos em infraestrutura no campo

Pesquisadores mapeiam estradas vicinais de MS para aprimorar logística rural
Pesquisadores mapeiam estradas vicinais de MS para aprimorar logística rural

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), por meio do grupo Esalq-Log, e em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), estão conduzindo um estudo nacional sobre estradas vicinais, com foco na melhoria da logística rural.

Mato Grosso do Sul foi o Estado escolhido para uma das primeiras etapas práticas do levantamento.

Durante o trabalho de campo, os pesquisadores Fernando Bastiani e Sarah Tosi percorreram 1.300 km no Estado, sendo 500 km em estradas vicinais, concentrando-se na microrregião de Dourados.

A equipe ouviu mais de 70 pessoas, entre produtores rurais, gestores públicos e representantes do setor, para compreender os desafios enfrentados nas vias de acesso à zona rural.

Troca de gestões afeta manutenção das vias

Pesquisadores durante avaliação de exemplos de estradas vicinais em MS. Foto: Divulgação/Sistema Famasul

Segundo Sarah Tosi, o estado demonstra organização e esforços contínuos na gestão da infraestrutura rural, mas sofre com discontinuidades causadas por mudanças nas administrações municipais.

“Notamos que em Mato Grosso do Sul há uma organização relevante e um esforço contínuo para mapear a infraestrutura existente. No entanto, a mudança de governos impacta diretamente a manutenção das estradas”, afirmou Tosi.

Mapeamento pode embasar políticas públicas

Pesquisadores durante avaliação de exemplos de estradas vicinais em MS. Foto: Divulgação/Sistema Famasul

O estudo ganha ainda mais relevância após a publicação da Portaria nº 777/2025 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que prevê a abertura de 10 mil km de novas estradas rurais por ano e recursos para a manutenção das vias existentes.

A pesquisa pode servir como base técnica para a alocação de recursos, ajudando a definir prioridades de investimento e orientar os programas de infraestrutura rural.

“Escolhemos oito microrregiões para fazer o estudo prático, mas os resultados serão gerados a nível Brasil”, explicou Fernando Bastiani.

Principais gargalos identificados nas estradas

Ponte quebrada em estrada vicinal em MS. Foto: Divulgação/Sistema Famasul

Entre os problemas apontados nas estradas vicinais estão:

  • Falta de drenagem adequada, o que gera atoleiros e buracos;
  • Manutenção deficiente de pontes, que prejudica a passagem de veículos;
  • Déficit de operadores capacitados para uso de máquinas agrícolas e de infraestrutura.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Fundersul é um exemplo, mas há espaço para melhorar

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) acompanhou a pesquisa por meio de seu departamento técnico.

Para o diretor-executivo Lucas Galvan, dados técnicos como os obtidos no estudo ajudam a formular políticas públicas mais assertivas.

“Mato Grosso do Sul já possui mecanismos como o Fundersul, que auxiliam na manutenção das vias, mas há sempre espaço para melhorias, e informações técnicas como essas ajudam a planejar o futuro da logística rural de forma mais eficiente”, destacou Galvan.

Escoamento da produção é o foco principal

As estradas vicinais são peças-chave na logística de escoamento da produção agropecuária. Elas conectam as propriedades rurais a rodovias maiores e centros de distribuição.

Em épocas de chuva intensa, a precariedade das vias impacta o transporte de insumos, a entrega de produtos e toda a competitividade da cadeia do agronegócio.

O projeto da Esalq-Log e da CNA seguirá por outras microrregiões do Brasil, com o objetivo de consolidar um panorama nacional da infraestrutura rural. O diagnóstico servirá para embasar programas públicos e fortalecer a logística agroindustrial em todo o País.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.