
O período das águas traz o rebrote do capim e a redução dos custos com suplementos, mas exige um manejo rigoroso contra insetos, pois as pragas voltam com força e se multiplicam em alta velocidade.
Em entrevista ao Giro do Boi, o engenheiro agrônomo Danilo Vedove alerta que insetos como lagartas, a cigarrinha (Mahanarva) e o percevejo das pastagens estão detonando os pastos brasileiros.
Segundo ele, o grande desafio é a migração de pragas, como a Mahanarva (a cigarrinha da cana), que se tornou a principal praga da pastagem. Ela suga a seiva da planta, deposita toxina e impede que o capim vá adiante, levando-o a secar. Como as chuvas vieram mais cedo, é provável que haja até quatro ciclos de cigarrinha neste ano, tornando o manejo preventivo crucial.
Confira a entrevista completa:
Perigo das pragas invisíveis e a solução biológica
A cigarrinha é uma praga sorrateira. O produtor só percebe o problema quando o pasto está seco ou quando a espuma visível da praga aparece, mas a infestação pode estar na segunda geração, com 80 dias de atraso. O percevejo das pastagens é outra praga que impede a rebrota das braquiárias, sendo ainda mais prejudicial.
A solução mais eficiente para o combate é o produto biológico Biotop, que possui quatro microrganismos (fungos e bactérias) em sua composição.
- Ação: por ser biológico, o Biotop fica no ambiente e infecta as ninfas da cigarrinha e o complexo de lagarta e percevejo. Seu residual é longo, permitindo quebrar o ciclo do parasita, diferente de alguns produtos químicos que têm residual curto.
- Custo-benefício: o custo médio do investimento é muito baixo, entre R$ 75 a R$ 80 o hectare.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Manejo correto e otimização da aplicação
A aplicação do Biotop deve ser feita no período das águas, e o produto pode ser aplicado por qualquer meio, incluindo drone, avião ou trator. O produtor pode otimizar o custo e o tempo aplicando o Biotop junto com os herbicidas de pastagens (para folhas largas) e com o Top Ultra (para o Capim-capeta e Navalhão).
É crucial aplicar o tratamento em área total e não apenas em focos, pois a cigarrinha ataca a fazenda toda. A Agrozoo também está investindo em novas soluções biológicas para fixação de nitrogênio em gramíneas e o controle de patógenos, atuando em um tripé que visa tirar o complexo de insetos e melhorar a fertilidade do solo.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.