PECUÁRIA DE EXCELÊNCIA

Pecuarista de Rondônia apresenta boiada jovem com 54% de rendimento de carcaça

Conheça um pouco da história do Sr. Jonoel Ribeiro de Oliveira, da Fazenda Santa Cecília, no município de Alta Floresta do Oeste

Pecuarista de Rondônia apresenta boiada jovem com 54% de rendimento de carcaça
Pecuarista de Rondônia apresenta boiada jovem com 54% de rendimento de carcaça

Alô galera da pecuária que adora uma história de superação e sucesso no campo! Hoje vamos compartilhar com vocês uma dessas histórias inspiradoras que nos lembram de onde viemos e para onde estamos indo.

No Giro do Boi de segunda-feira, 1º de abril, no quadro “Giro pelo Brasil”, tivemos a chance de conhecer um pouco mais sobre a jornada do pecuarista de Rondônia, Jonoel Ribeiro de Oliveira, da Fazenda Santa Cecília. Esse relato é daqueles para guardar na memória, então confira o vídeo para ver o sucesso dessa boiada jovem.

Matheus Roz, o administrador de empresas e originador do escritório da Friboi em Rolim de Moura, teve o privilégio de acompanhar de perto a façanha do pecuarista de Alta Floresta do Oeste.

Ele presenciou o embarque de 72 bois rumo ao JBS de Vilhena, onde o lote de animais jovens, entre zero e dois dentes, mostrou o que significa dedicação ao trabalho e à terra.

Com um rendimento de carcaça chegando a quase 54% e uma média de peso por carcaça de 270 kg (18 arrobas), a Fazenda Santa Cecília provou a excelência do seu manejo.

Do Paraná para desbravar Rondônia

Mas o que mais impressiona nessa história é a jornada do próprio Jonoel. Paranaense fantástico que, no fim dos anos 70, encarou o desafio de se mudar para Rondônia numa aventura de 15 dias de Cuiabá até Vilhena sem asfalto, época em que todos precisavam se ajudar para ninguém ficar pelo caminho.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

E a saga não parou por aí. De Vilhena a Pimenta Bueno e depois mais oito dias até chegar em Alta Floresta para adquirir a propriedade que hoje é a Fazenda Santa Cecília. Este homem, verdadeiro pioneiro, não parou um segundo desde que chegou. Organizou a terra, cuidou do gado e até construiu uma pista de avião para garantir que os mantimentos chegassem pelo ar, totalizando 16 voos de teco-teco.

Pecuarista de sucesso e de muita simplicidade

Apenas com uma moto velha para se locomover mais de 50 km até a cidade, Jonoel mostra o que significa ser resiliente. Atualmente, com 68 anos, ainda está no batente montando a cavalo, fazendo cerca e liderando sua equipe com a simplicidade e humildade de sempre, contando ainda com a ajuda de seus filhos Jonoel, Jacy e Robson.

Seo Jonoel e a Fazenda Santa Cecília são um lembrete poderoso de que os desafios podem ser imensos, mas a determinação e o trabalho árduo certamente pavimentam o caminho para o sucesso.

A história desse pecuarista é uma inspiração não só para a geração atual, mas também para as futuras gerações no agro.