teste

PECUÁRIA DE SUCESSO

Grupo Facholi: com meio século de história, fazenda é pioneira no gado pesado ideal

Conheça a jornada de uma família que une tradição, inovação e sustentabilidade para produzir carne de alta performance. Assista ao vídeo

Grupo Facholi: com meio século de história, fazenda é pioneira no gado pesado ideal
Grupo Facholi: com meio século de história, fazenda é pioneira no gado pesado ideal

Pecuaristas, o sucesso na pecuária brasileira se constrói com dedicação, inovação e tradição. Há mais de meio século, o Grupo Facholi, uma empresa familiar genuinamente brasileira, se dedica ao setor agropecuário. Pela inovação e pioneirismo, a fazenda é referência na produção de gado pesado ideal, com foco em nutrição animal, sementes forrageiras e tecnologias para a engorda no cocho. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Em uma reportagem especial no programa Giro do Boi, José Luiz Facholi, Matheus Guimarães e Moisés Calixto Jr., do Grupo Facholi, detalharam o trabalho que os tornou pioneiros no gado pesado ideal.

A empresa, que atua em todo o Brasil e em outros países da América Latina e África, tem a vocação para a produção agropecuária em seu DNA.

Tradição e inovação no ciclo completo

Peão na área de confinamento. Foto: Reprodução/Grupo Facholi
Peão na área de confinamento. Foto: Reprodução/Grupo Facholi

O Grupo Facholi iniciou suas atividades com a agricultura (algodão e amendoim) e logo migrou para a produção de sementes forrageiras.

A partir daí, a empresa se expandiu e fundou a sua própria empresa de nutrição animal, com o objetivo de ter um ciclo completo de produção de carne.

O planejamento e a gestão impecável são a base do trabalho do Grupo Facholi. As fazendas de cria, recria e engorda são gerenciadas com um rigoroso protocolo que tem como pilares:

  • Bem-estar animal: O gado é tratado com cuidado e respeito.
  • Melhoria contínua: A empresa investe em tecnologia e inovação para otimizar os processos.
  • Nutrição de ponta: A dieta do confinamento é elaborada com ingredientes de alta qualidade, como milho 100% reidratado (grão úmido), DDG, silagem e torta de algodão.
  • Protocolo sanitário: Um rigoroso protocolo garante a saúde do gado.
  • Gestão da informação: O uso de dados e tecnologias para tomar as melhores decisões.

A segunda geração da família já está no comando de alguns setores, trazendo novas tecnologias e ideias, o que faz a empresa crescer e dar passos mais rápidos.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Gado pesado ideal: o segredo da nutrição

Distribuição de alimentação para os bovinos em área de cocho. Foto: Reprodução/Grupo Facholi
Distribuição de alimentação para os bovinos em área de cocho. Foto: Reprodução/Grupo Facholi

O segredo para a produção de gado pesado ideal do Grupo Facholi está na nutrição. A dieta, que é uma dieta “quente”, densa e forte, é elaborada com tecnologias que garantem a saúde ruminal, a conversão alimentar e a eficiência dos animais no confinamento.

  • Milho reidratado: O milho é 100% reidratado (grão úmido) para melhorar a digestibilidade e a energia.
  • DDG: O DDG é utilizado em 30% da dieta, como fonte de proteína e energia.
  • Aditivos nutricionais: Os aditivos melhoram o desempenho, garantindo a saúde ruminal e a conversão alimentar.

A recria intensiva do gado é feita em áreas próximas ao confinamento. Os animais que vêm da recria, que já estão acostumados com dieta no cocho, chegam ao confinamento mais cedo, o que otimiza os dias de cocho e aumenta o giro da baia.

Resultados de alta performance

Foto: Reprodução/GRupo Facholi

O gado do Grupo Facholi é abatido jovem, com idade média de 18 a 25 meses. Os animais são abatidos com média de 560 kg a 570 kg, com rendimento de carcaça de 56% a 56,5%, o que se traduz em animais de 20 a 22 arrobas, e alguns chegam a 24 arrobas.

José Luiz Facholi destaca que a pecuária vive um bom momento, e vale a pena investir em tecnologia, principalmente em pastagem, que é a base de tudo. Produzir o que o consumidor quer e exige, com qualidade e eficiência, é o caminho para o sucesso.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.