“É uma propriedade pequena, mas muito produtiva”, salientou o originador do Friboi de Vilhena Wagner Alencar em sua participação no Giro do Boi desta quarta, dia 04, quando mostrou registros do trabalho do Sítio GH, propriedade Jair Oliveira Ferro em Cerejeiras-RO.
A propriedade está investindo na irrigação do BRS Capiaçu, uma cultivar de clone de capim-elefante produzida pela Embrapa, para aumentar a produtividade do gado na terminação. “O pessoal está engajado mesmo, usando a alta tecnologia na alta”, destacou Wagner.
+ Quero produzir silagem de Capiaçu para vender. O produto tem boa aceitação?
+ Dinheiro da irrigação de pasto não pode escorrer pelo ralo
“Ele está usando Capiaçu, está irrigando, e o planejamento é fazer quatro cortes (por ano) para produzir silagem”, detalhou o comprador de gado.
Além do uso da silagem de Capiaçu, o produtor tem mais cartas na manga para acelerar a engorda da boiada. “Ele vem trazendo a boiadinha no proteinado desde quando chega na propriedade, depois vai para o semiconfinamento e depois do semi, ele fecha no confinamento. O pessoal está usando bastante tecnologia e o que tem de ponta no mercado o seo Jair está procurando para melhorar. Ele tinha um barracão antigo onde armazenava o milho, mas agora já fez um silo. O seo Jair é um exemplo de produção e a meta é abater 1.000 animais por ano nesta propriedade”, revelou Alencar.
Depois do proteinado e do semiconfinamento, boiada é terminada no cocho no Sítio GH
No sítio, o desempenho zootécnico dos animais tem relação também com a boa gestão de pessoas dentro da porteira. A propriedade implementou o Programa 5S, que preconiza a manutenção do espaço de trabalho conforme dos sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina, melhorando a produtividade dos vaqueiros.
+ 12 passos para melhorar a gestão de pessoas em fazendas de pecuária
Programa 5S contribuir na organização do espaço de trabalho da equipe e para o batimento das metas
Leia também:
+ Produtor de RO irriga pasto rotacionado e engorda 36 bois de 19@ em 4 hectares
Pelo vídeo a seguir é possível ver mais detalhes sobre o sistema produtivo do Sítio GH, propriedade de Jair de Oliveira Ferro em Cerejeiras-RO: