Pecuaristas da região do Parecis, no MT, têm pontos críticos para formação de atoleiros

Veja quais são as estradas locais que historicamente enfrentam problemas com o excesso de chuvas nesta época do ano

Com a volta das chuvas em meio à primavera, pecuaristas de alguns locais do país já enfrentam dificuldades para o transporte das boiadas. É o caso de produtores com propriedades próximas à microrregião do Parecis, no norte mato-grossense.

Nesta sexta, 25, em meio ao quadro Giro na Estrada, o escalador de gado da Friboi Paulo Cézar indicou os principais pontos de formação de atoleiros na região. “Aqui na nossa região são vários pontos. Os de maior destaque são na região de Tapurah, na Estrada da Baiana, que tem vários pontos que em um dia de chuva intensa fica complicado o trajeto. Temos também ali na região de Campo Novo (do Parecis) a linha Santa Maria, bem conhecida ali na região, e também temos a via Entre Rios, são duas linhas separadas em que a gente enfrenta problemas”, revelou.

Segundo o escalador, nesta época do ano torna-se ainda mais necessária a comunicação do pecuarista com os profissionais do transporte boiadeiro. “O papel deles é fundamental e eles nos ajudam muito na parte de comunicação, principalmente de como está algum certo ponto da região que talvez esteja enfrentando algum problema de acesso. […] Mas com a antecipação desta informação a gente consegue se planejar melhor, talvez descobrir uma rota alternativa para conseguir chegar e, principalmente, sair da fazenda sem nenhum problema”, sugeriu.

O profissional comentou ainda exemplos de pecuaristas da região que investiram capital do próprio bolso na reforma das estradas já prevendo os problemas em meio à estação chuvosa. “Eles têm ajudado muito na conservação das estradas e na manutenção também”, aprovou Paulo Cézar.

“A ajuda do pecuarista pessoalmente nesta época, tanto o grande como o pequeno, trazendo as informações, mostrando para nós qual é a dificuldade que ele está tendo e como que estão as condições das estradas da região dele a gente consegue fazer um atendimento de melhor qualidade”, reforçou o engenheiro agrônomo e coordenador da logística da Friboi, Leonardo Vieira.

Veja as imagens e as entrevistas completas no vídeo abaixo: