Mato Grosso do Sul passou por situação atípica e inesperada no que diz respeito ao clima durante o mês de janeiro. Em alguns locais dentro do estado, o índice pluviométrico foi quatro vezes maior do que o observado em 2020 e mais de três vezes maior do que o esperado para o período.
O excesso de águas causou transtorno ao transporte boiadeiro nestas regiões, conforme apontou ao programa o supervisor de transporte do Friboi de Campo Grande e Anastácio, Maicon Lisboa, no Giro na Estrada desta sexta, 05.
“Graça a Deus, a gente não pode reclamar. Chuva é bom e depois de uma seca brava que a gente teve (em 2020), a gente não pode reclamar. E está chovendo bem mesmo! Teve municípios, como na região de Corumbá, que choveu três vezes mais que o esperado e quatro vezes mais que em janeiro do ano passado. Então janeiro choveu bem mesmo”, comentou Lisboa.
Tabela com dados compilados pelo meteorologista Nathálio Abraão e publicados no site Capital do Pantanal
“A chuva veio em janeiro e pegou de surpresa porque não estava chovendo tanto. A gente estava conseguindo fazer os embarques sem dificuldades. Mas janeiro a chuva entrou com força e fomos desafiados. Mas graças a Deus os pecuaristas ajudaram muito com maquinário e o boi chegou no curral do frigorífico em perfeitas condições. […] Graças a Deus, eles têm nos ajudado muito mesmo, eles têm dado apoio porque a gente está precisando. Enviam tratores, máquinas”, reconheceu.
Lisboa apontou também que a indústria se mantém alerta para também fornecer informações importantes para os produtores. “A gente acompanha também o clima, como que vai estar no dia do embarque. A gente está sempre acompanhando para disponibilizar o melhor caminhão, ter o modelo do caminhão certo para a estrada. Esses três primeiros meses do ano são os meses que a gente tem que arregaçar as mangas e ir para cima porque se não tiver com apoio de todo mundo, o gado não chega aqui. O motorista também tem uma participação muito importante na cadeia, no giro da boiada, que é estar sempre atento às estradas e, quando precisar de apoio, chamar, mandar sinal para a gente estar contatando o pecuarista para nos ajudar”, sustentou.
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O supervisor destacou a preparação e renovação da frota de veículos como uma das medidas para evitar problemas neste período do ano. “A gente está com uma frota nova a cada dois ou no máximo três anos. Os caminhões todos têm rastreamento, então às vezes o motorista está em situação ruim, ele manda mensagem para nós no rastreador e a gente consegue ter um contato mais ágil com o próprio pecuarista. […] Fica todo mundo ligado. A gente está constantemente olhando os rastreadores dos caminhões, vê onde está, se parou a gente tentar ver o que está acontecendo porque realmente teve muita dificuldade”, apontou.
“Eu queria agradecer aos nossos motoristas, tanto os da TRP quanto os terceiros, porque nesse período de chuva eles têm ajudado muito a gente mesmo. Agradecer ao nosso amigo pecuarista pelo apoio que tem dado para nós, que tem sido muito importante. E os companheiros da compra de gado, já que estamos sempre juntos batalhando para dar certo”, enalteceu.
GADO MAGRO
Em participação no Giro na Estrada, o profissional comentou a consolidação da prestação de serviço da transportadora também para o gado magro. “A gente já vinha fazendo um trabalho muito bom, muito intenso nesse tipo de transporte e em 2020 a gente consolidou, tanto em Mato Grosso do Sul como a nível nacional. A diferença desse ano que passou foi o lançamento da plataforma Uboi, em que o pecuarista pode baixar o aplicativo, acessa, faz seu cadastro, envia a proposta dele e tem uma pessoa específica para falar com pecuarista com relação ao gado magro. Essa pessoa vai ver qual o caminhão que tem na região, qual a base da transportadora mais próxima que está lá e pode atender o pecuarista com o melhor preço. A gente tem esse diferencial que realmente está trazendo bons negócios para nós e economia para o pecuarista”, ressaltou.
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Confira a entrevista completa com Maicon Lisboa no Giro na Estrada desta sexta, 05: