A história do pecuarista Luiz Conti, proprietário da Fazenda Nativa, localizada em Izidrolândia, distrito de Alta Floresta D’Oeste, foi destaque no Giro pelo Brasil no programa desta terça, dia 16.
O produtor, natural de Pitanga, no estado do Paraná, chegou em Rondônia nos anos 90 e foi um dos fundadores do distrito de Izidrolândia, onde mora até hoje há mais de 30 anos.
Conti recebeu recentemente a visita de Matheus Roz, originador da Friboi em Rolim de Moura, para o acompanhamento do embarque de um lote de novilhas para abate, e lembrou com orgulho dos desafios que superou desde sua chegada à região. Um deles era percorrer a pé uma distância de aproximadamente 100 quilômetros para o município mais próximo de sua propriedade, onde fazia a compra do mês.
“Ele reunia mais cinco ou seis pessoas, sempre andavam em conjunto para o caso de algo acontecer, algum imprevisto. E eles andavam até o município de Alta Floresta D’Oeste, faziam as compras e alugavam um trator para o retorno. Mas mesmo de trator, o trajeto não era fácil. Não só sentar no trator e ir embora, tinha ponte para passar, pinguela que caía, trator que atolava e era o dia inteiro para poder desatolar… Então não foi fácil”, disse Roz no programa desta terça, 16.
O esforço todo valeu a pena. Atualmente Conti tem uma fazenda produtiva de pecuária de corte. As novilhas embarcadas para o abate foram terminadas precocemente, com 0 e 2 dentes de maturidade e acabamento de gordura 2+ e 3 (veja foto em destaque abaixo). “O acabamento a pasto ‘deu muito bom’. […] Ele é merecedor desse toque do berrante”, disse Roz sobre o som que anuncia os bons exemplos de pecuária no Giro do Boi.
Embarque de novilhas na Fazenda Nativa – 0 e 2 dentes e cobertura de gordura 2+ e 3.
O originador revelou ainda que o pecuarista toca hoje a fazenda com a ajuda do filho, é grato por tudo que possui e que acompanharia feliz o quadro que contou brevemente sua história no programa desta terça.
Veja mais detalhes da história da Fazenda Nativa, de Luiz Conti, no vídeo a seguir:
Leia também:
+ Pecuarista rondoniense aprova desempenho de novilhas confinadas no alto grão
+ Em Rondônia, Rosilene usa experiência de empresária para “confeccionar” boiadas
+ Com um pequeno sítio no interior de RO, produtor forma 3 filhos em medicina
+ Ele levou 8 anos para engordar os primeiros bois e hoje é referência de produtividade na pecuária
+ Pecuarista de 70 anos usa carriola para tratar bois no cocho; animais pesaram em média 20@