GIRO DO TEMPO

Pecuarista, prepare-se: chuvas mais intensas a caminho do Centro-Sul

Frente fria traz chuvas volumosas e temperaturas mais baixas; saiba como se organizar. Assista ao vídeo

Pecuarista, prepare-se: chuvas mais intensas a caminho do Centro-Sul
Pecuarista, prepare-se: chuvas mais intensas a caminho do Centro-Sul

Uma nova frente fria está se formando e avança rapidamente para o Brasil Central, trazendo instabilidade e aumento significativo no volume de chuvas para os estados do Centro-Sul. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

O alerta é do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, em prognóstico exclusivo para o site do Giro do Boi no quadro “Giro do Tempo”, nesta quinta-feira, 10 de abril.

Chuvas ganham força no Centro-Sul

De acordo com Müller, a partir da próxima semana, as chuvas ganharão intensidade especialmente nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A recomendação para os pecuaristas é aproveitar os próximos dias de tempo firme para realizar trabalhos importantes no campo.

“Produtores do Centro-Sul precisam aproveitar os próximos dias mais secos para executar as atividades no campo antes da chegada das chuvas mais fortes”, destacou Müller.

Expectativa para Botucatu (SP)

Na região de Botucatu, interior paulista, as temperaturas devem permanecer altas inicialmente, com máximas variando entre 28°C e 29°C.

No entanto, a primeira onda de frio deste outono deve chegar na última semana de abril, trazendo mínimas em torno dos 10°C durante aproximadamente seis dias consecutivos.

Apesar da queda nas temperaturas, não há previsão de geadas para a região, mas o frio será perceptível, exigindo atenção dos pecuaristas no manejo do rebanho e das pastagens.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Volumes significativos de chuva no Brasil Central

Nos próximos dias, as chuvas permanecerão mais intensas no Norte do país, especialmente no Pará e em Rondônia, com acumulados que variam entre 50 e 80 mm nos próximos cinco dias.

Já no centro-norte de Mato Grosso, a continuidade das chuvas pode prejudicar atividades de manejo e operações de campo.

Para o interior paulista, incluindo Botucatu, há expectativa de acumulados de até 70 mm distribuídos entre os dias 15 e 17 e posteriormente de 20 a 22 de abril, garantindo boa reposição de umidade do solo.

Atenção especial para o mês de maio

O meteorologista alerta ainda que, para o interior paulista, a partir de maio, as chuvas devem cessar, destacando ainda mais a importância da atual reposição hídrica.

Neste cenário, os pecuaristas devem ficar atentos e preparados, aproveitando ao máximo a janela seca antes da intensificação das chuvas.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.