Pecuarista goiano radicado em MT se torna exemplo de sucessão familiar em vida

Adenir Barbosa, da Fazenda Maria José, em Itaúba-MT, fez os últimos abates à frente da propriedade e agora “passa o bastão” para os seus três filhos

“Ele é goiano e formou-se em Brasília, depois veio para Sinop na década de 70, como vários jovens da época, com sonhos desbravadores e de crescimento. Chegou em Sinop, montou um hospital, foi prefeito de Sinop duas vezes e está em Sinop até hoje”, disse no quadro Giro pelo Brasil o gerente de originação da unidade Friboi em Colíder-MT Geraldo Azevedo, resumindo a história de vida do médico e pecuarista Adenir Alves Barbosa, titular da Fazenda Maria José, localizada em Itaúba, no Mato Grosso.

Adenir realizou recentemente na unidade de Colíder o último abate de sua fazenda enquanto ele está no comando. O produtor está agora “passando o bastão” do comando da propriedade para os seus filhos, um exemplo de sucessão familiar ainda em vida. Entre os lotes desta última leva, destaque para uma boiada Nelore entre 0 e 2 dentes com média de 22@.

“Ele já vem conquistando esses números, esses indicadores, com rendimentos bem acima da média. Então eu acho que a gente tem que enaltecer o trabalho que foi feito pelo doutor Adenir, claro, sempre ao seu lado a Tia Zezé, dona Maria José, esposa dele, e agora passando aí a batuta pros filhos, doutor Murilo, doutor Hugo e a doutora Nara”, disse Geraldo (veja foto da família completa abaixo).

“A gente fala que algumas raças são puras por absorção. O Nelore dele é puro por trabalho. Eu conheço o doutor Adenir há mais de 30 anos e posso falar pra você: ele usa sêmen de touro ponta desde quando se implementou a inseminação artificial. Então Ludy, Gim, Backup, Quark, Nurmahal, os touros mais tradicionais, dos mais antigos aos touros mais modernos, e aí chegou neste resultado. Uma boiada 99% de zero e dois dentes abatida. E isso não é confinamento, isso é TIP (terminação intensiva a pasto) chegando às 22@”, salientou.

+ Sucessão rural: como uma boa história garante o futuro de sua fazenda?