“O seo Mário é da época da picada! Ele teve que abrir picada para poder caminhar e está aí há 37 anos no mesmo local, desde quando chegou na Rondônia. Ele é paranaense e desde quando chegou aqui no estado (em 1984), reside no mesmo local. E claro que surgiu ali oportunidade de comprar uma terra ao lado, foi comprando e foi buscando fazer o belo trabalho que vem fazendo”, disse em participação no Giro do Boi desta segunda, 26, o originador do Friboi no escritório de compra de gado em Rolim de Moura-RO, Matheus Roz, resumindo parte da história do pecuarista Mário Gaspar, proprietário do Sítio Fortaleza em São Felipe d’Oeste-RO.
+ Pecuarista que fundou distrito em RO andava até 100 km a pé para fazer compras
+ Com botina atolada, Antônio chegou descalço em RO e virou pecuarista de sucesso
O trabalho do pecuarista ganhou destaque no programa pela qualidade dos lotes recentemente enviados para abate na indústria de Pimenta Bueno-RO. “Os animais eram muito jovens! Os animais F1 Angus, tanto machos quanto fêmeas, tiveram um bom desempenho, com os bois ultrapassando 19@, animais de zero a dois dentes, e as fêmeas, a maioria com dentição zero ultrapassando as 15@ de média. Foi um belo trabalho do Sítio Fortaleza”, enalteceu Roz.
Não só o peso final chamou atenção, como também a velocidade do ganho. “Os machos tiveram um ganho de 1,100 kg por dia e as fêmeas tiveram ganho elevado, ultrapassando 1,200 kg por dia. Os animais foram suplementados a pasto, no semiconfinamento, em pastagem de mediana para boa, e também foram suplementando com ração. […] Os lotes tiveram um bom desempenho também em termos de rendimento de carcaça. […] Eles ficaram bem satisfeitos”, revelou o originador.
Boiada Angus: precocidade e peso forte no embarque no Sítio Fortaleza, em São Felipe d’Oeste-RO.
Pelo vídeo a seguir é possível ver todos os registros do embarque dos lotes no Sítio Fortaleza:
Leia também:
+ Pecuarista de RO intensifica fazenda e engorda 40 bois de 19,5@ em 4 alqueires