Será que a atividade pecuária é realmente mais segura do que a agricultura? Assista ao vídeo abaixo e confira as conclusões de um dos maiores especialistas em gestão de propriedades rurais no País.
O Giro do Boi nesta sexta-feira, 11, voltou a apresentar o quadro “Dicas do Chaker”, com o zootecnista Antonio Chaker, diretor do Instituto Inttegra Métricas Agropecuárias.
Neste primeiro episódio, o especialista falou dos resultados na produção de arrobas por hectare ao ano tanto na cria, como na recria e engorda a partir do Benchmarking elaborado pela equipe do Inttegra.
Números da produtividade nas fazendas
No passado, as melhores fazendas de cria, entregavam em torno de 10 arrobas por hectare, já agora em 2022, 14,1 arrobas, uma evolução de mais de 40%.
Já na análise do ciclo completo com cria, recria e terminação, as fazendas produziam 14,8 arrobas por hectare e já estão em 26,1 arrobas por hectare.
“No entanto, o mais impressionante foi os números das fazendas de recria e terminação”, diz Chaker.
As fazendas nesse sistema produziram 35,5 arrobas por hectare em 2016 e em 2022 estão produzindo 93 arrobas por hectare.
O outro lado da história da atividade pecuária
Apesar de bons números de produtividade, essa é apenas a metade da história da atividade pecuária no País.
“Isso significa se essas fazendas tiveram lucro ou prejuízo. Pois a gente sabe que produzir muito, em geral, não garante o resultado”, diz Chaker.
De um ano para o outro, o especialista percebeu que 40% das fazendas melhoram seu resultado econômico e a maioria, 60%, não.
Fazendas gastaram mais e produziram pouco
De uma safra para a outra, as fazendas produziram menos e gastaram mais. Essa combinação de produzir menos e gastar mais trouxe uma visão de que 26% das fazendas tiveram prejuízos.
Por isso é importante estar atento que, a atividade pecuária nem sempre será tão segura quanto a agricultura. Tudo dependerá do nível de gestão e planejamento em cada atividade.
Dicas do Chaker
Ao todo, serão sete episódios trazendo os principais números e aprendizados da safra 2021/2022, que terminou agora no finalzinho de junho.
O foco dessa nova temporada de Dicas do Chaker no Giro do Boi é nas estratégias para aumentar a produção e a lucratividade nas fazendas de bovinos de corte do País.