Depois de um longo período na estrada, a Rota do Boi está de volta. No programa desta segunda-feira, 24, foi ao ar o primeiro episódio da 14ª temporada da série de reportagens, que percorre as principais regiões produtoras de gado de corte do país na busca pelo boi de sucesso e alta produtividade. Desta vez, a equipe do Giro do Boi esteve nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, que juntos somam 35% do rebanho nacional de bovinos.
E foi em Camapuã, Mato Grosso do Sul, cidade conhecida como a capital do bezerro de qualidade, que foi registrado o trabalho da Pecuária 3 Muchachas, propriedade de Higino Hernandes Neto e administrada pelo seu genro, Gabriel Junqueira. No criatório, o grande objetivo de seus gestores é a produção de alimentos de qualidade.
Todo o processo produtivo da Pecuária Três Muchachas é planejado com antecedência e isso fez com que a propriedade consiga resultados expressivos. A adubação e a rotação das pastagens, por exemplo, feita em 30% das áreas, elevou a produção de 7 @/ha/ano em 2015 para 18@/ha/ano em 2017, um aumento de mais de 150%. Na fazenda, algumas áreas de pastos estão abertas há mais de 20 anos, mas seguem planejamento durante o período seco, evitando a degradação.
Outra realização da Pecuária 3 Muchachas que permitiu o bom manejo nutricional foi a construção de uma fábrica de ração, auxiliando na formulação da dieta de cocho para a entressafra.
Veja as informações completas na reportagem abaixo:
MELHOR LOTE
Em fevereiro, a Pecuária 3 Muchachas foi a responsável pelo melhor lote abatido e destacado no quadro Giro pelo Brasil. Os animais, 121 bois castrados que obtiveram 84% de farol verde, foram os mais votados em escolha feita pelo site do Giro do Boi. Relembre a premiação pelo link abaixo: