Pecuaristas, o tempo seco e o calor intenso continuam a ser os maiores desafios da pecuária no Brasil Central. No entanto, a boa notícia é que a chuva, tão esperada, está a caminho. A previsão para os pastos em Mato Grosso do Sul aponta para um cenário de calor extremo, com temperaturas de até 41°C, mas com o retorno gradual das chuvas na próxima semana. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Nesta sexta-feira, 12 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou o avanço das instabilidades e o que os pecuaristas podem esperar para as próximas semanas.
Calorão de 41°C: alerta para o gado
Para Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul, a previsão é de um calorão que se estende até o início da próxima semana, com máximas que podem chegar a 41°C. O mesmo cenário é esperado para o resto do Brasil Central, com máximas de 40°C em Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e sul do Pará.
Essa condição de calor extremo e seca prolongada é um grande alerta para o estresse térmico no gado, que pode ter seu consumo de alimento e seu ganho de peso prejudicados. Em São Miguel do Araguaia, em Goiás, as máximas também ficam no patamar dos 40°C.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuvas: alívio gradual e temporais
A chuva começa a retornar aos poucos na próxima semana, mas só deve se firmar mesmo a partir da primeira semana de outubro. Essas chuvas intercaladas com períodos de tempo firme ajudarão a aumentar a umidade relativa do ar e a diminuir o calorão.
No entanto, a chuva chega com força em algumas regiões. Nesta sexta-feira, há previsão de temporais em áreas de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, no oeste do Paraná e no Acre, com rajadas de vento que podem passar de 60 km/h e muita atividade elétrica.
O meteorologista Arthur Müller recomenda que os pecuaristas que planejam iniciar a safra 2025/2026 esperem a chuva se firmar, o que deve ocorrer no final de setembro e começo de outubro, para garantir o sucesso do plantio.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.