O pasto e demais lavouras como o milho podem ser beneficiados pelo atual ritmo de chuvas em algumas regiões do País. O principal motivo é a alta taxa de umidade do solo.
A informação foi da meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo.
Ela apresentou no vídeo acima os detalhes da previsão do tempo para os próximos dias, além de traçar um panorama das taxas de umidade no solo pelo País.
Chuvas na região Sul
As pastagens e a lavoura de milho são favorecidas na região Sul. Os índices de água no solo estão elevados, chegando a 90% em praticamente todo o Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina e no Paraná os índices chegam a cerca de 80%. Os níveis de chuva melhoram pela região, inclusive, por causa de uma frente fria que avança pela região Sul.
Os acumulados podem chegar a 30 milímetros no RS e em algumas áreas de SC. No Paraná os volumes esperados são de 15 milímetros.
Níveis críticos de umidade
Por outro lado, a qualidade dos pastos no resto do País piora pela condição de tempo seco, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Os solos têm níveis críticos de umidade com taxa de 10%.
“O tempo firme predomina principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste por causa de uma forte massa de ar seco que impede a formação de nuvens de chuva”, diz Sassaki.
Confira no vídeo acima os detalhes da previsão, incluindo os detalhes para os municípios de Tuntum (MA) e São Gabriel (RS).
Quer saber sobre o tempo em sua região?
Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade. Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].