O pasto é uma das potencialidades da pecuária brasileira. Ele é a base que faz com que a produção de arrobas por hectare fique mais barata. No entanto, um dos insumos mais importantes para manter o capim produzindo e o boi engordando é um bom manejo. Assista ao vídeo abaixo e saiba em detalhes o porquê disso.
Quem detalhou a importância do acerto manejo da pastagem foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello. Ela foi uma das palestrantes na 10ª edição do Confinar, realizado em Campo Grande (MS).
A professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, é uma das grandes especialistas na área de pastagens no País e mentora do Fazenda Nota 10.
Para ela, o principal insumo para a intensificação é a informação. Só o conhecimento é capaz de conduzir o pecuarista a um bom manejo de pasto na fazenda.
Os degraus de importância na hora de produzir um bom pasto
A especialista reforçou a ideia de que não existe capim milagroso. A escolha da forrageira é só um dos fatores relevantes na hora de produzir um bom pasto.
Além da cultivar, é preciso levar em conta outros fatores como tipo de solo, clima, adubação e irrigação.
- VEJA TAMBÉM:
- Taxa de lotação ou capacidade de suporte do capim: qual vale mais para a fazenda?
- “Não existe capim ruim. O que existe é um capim mal manejado”, alerta pesquisadora
No entanto, em uma escala de prioridades, o que realmente faz a diferença é acertar no manejo. Isso fará com que o pasto não fique raspado ou que deixe o pasto sobrar e passar do ponto certo para o bovino colher.