Ádria Ferreira de Nova Canaã, Mato Grosso, está iniciando um projeto de pastejo rotacionado numa área plantada com capim Zuri e pretende colocar bezerros de corte nos módulos. Ela faz alguns questionamentos sobre o tamanho dos piquetes, quantas cabeças é possível colocar em cada área e quanto tempo de permanência eles devem ficar em cada local. Veja o vídeo com a resposta do Engenheiro Agrônomo Marcius Gracco, da Intensifique Consultoria:
Tamanho dos Piquetes
O tamanho dos piquetes é crucial para o manejo eficiente do pastejo rotacionado. Quanto menores você conseguir fazer os piquetes, dentro das suas possibilidades, melhor. Aumentar a lotação instantânea nesses piquetes melhora a uniformidade do pastejo, beneficiando tanto a planta quanto os animais, pois diminui o repaste.
Número de Animais: Unidade Animal (UA)
Para calcular quantos animais você pode colocar em cada piquete, utilize a Unidade Animal (UA), que corresponde a 450 kg de peso vivo. Isso é porque um animal consome em média 2,5% do peso vivo em matéria seca. Portanto, você precisará medir a produção de matéria seca do seu pasto para determinar quantas unidades animais por hectare a sua área pode suportar.
Tempo de Permanência: Altura de Entrada e Saída
No sistema intensivo de produção, o período de permanência dos animais em cada piquete não deve ser baseado apenas no tempo, mas na altura da planta. Para o capim Zuri, a altura de entrada recomendada é de 75 cm e a altura de saída é de 35 cm. Medir a altura da planta garante que o pasto esteja no estágio ideal para o consumo e recuperação, evitando pastagens excessivas ou subutilizadas.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.