Enquanto os produtores do Pantanal sul-mato-grossense estão apreensivos por conta das queimadas, que já atingiram mais de 120 mil hectares na região desde o final de outubro, a previsão do tempo aponta certo alívio a partir do final desta terça, 05.
“A tendência nestas fazendas é a precipitação chegar principalmente no final de terça-feira na forma de pancadas e mais quarta e quinta-feira uma chuva um pouco mais geral, de caráter entre 30, 40 a 50 mm, em algumas áreas podendo até passar deste volume […] nos próximos dias”, anunciou no Giro do Boi o meteorologista e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider.
Segundo informou o governo do MS, 92% dos focos de incêndio do estado estão concentrados na região dos pantanais de Corumbá, Aquidauana, Miranda e Porto Murtinho. Em nota divulgada no final da tarde desta segunda, 04, o estado informou que “o fogo que avançava para a região de Forte Coimbra foi combatido e controlado na Fazenda Piúva. Novas queimadas foram registradas no Passo do Lontra, comunidade situada na Estrada-Parque (MS-184)”.