Um Olhar Feminino do Agro quer estimular com que cada vez mais mulheres possam tomar as rédeas de propriedades rurais através de seis dicas. Assista ao vídeo abaixo e confira.
Quem deu essas dicas foi a advogada Patrícia Iserhardt, especialista em direito agrário e agronegócios. Ela é uma do grupo de cinco mulheres idealizadoras do programa de gestão intitulado “Um Olhar Feminino no Agro”.
O objetivo é inserir, cada vez mais, as mulheres na gestão de fazendas.
Além de Iserhardt, ministram os treinamentos a zootecnista Anelise Hundertmark, mestre em produção animal; a contabilista e consultora gerencial rural Alessandra Botton; a administradora Liziane Fruet, pós-graduada em gestão, empreendedorismo e marketing; e a advogada Natália Reginatto, membro da Academia Brasileira de Direito do Agronegócio (Abrada).
Confira seis dicas que podem garantir o sucesso para gestão de mulheres no agro:
1ª dica: Descubra o seu potencial na propriedade rural
Essa é a base de tudo, segundo Iserhardt. Nesse passo é iniciado o programa com a autogestão feminina.
2ª dica: Ferramentas de gestão para analisar a propriedade rural
As ferramentas servem para conseguir enxergar como está a propriedade, avaliando o livro de caixa e o balanço patrimonial.
3ª dica: Sou capaz de enxergar minha propriedade como uma empresa?
A especialista diz que é preciso conhecer bem a propriedade rural utilizando todas as tecnologias disponíveis.
4ª dica: Qual o futuro da minha propriedade?
A especialista indica que é preciso olhar para o futuro, no mínimo, de cinco anos para frente. Nesse processo já começa a se identificar também o processo de sucessão familiar.
5ª dica: Você sabe se a sua propriedade rural está organizada?
“Se eu entendo que a minha propriedade está organizada, então, eu tenho 50% de chances de alcançar o sucesso”, diz a advogada.
Nesse passo é preciso estar com a gestão administrativa, financeira, jurídica e operacional bem alinhadas.
6ª dica: Como maximizar os resultados da propriedade rural?
No processo de imersão do programa Olhar Feminino no Agro é abordado os números para se transformar as propriedades rurais. Confira o depoimento na íntegra no vídeo acima.