REFERÊNCIA

Oeste paulista se consolida como eixo estratégico e deve aumentar o plantel de bovinos

Região que concentra 1,7 milhão de cabeças se beneficia da logística com MS e PR; São Paulo projeta ser o 2º maior confinador do Brasil com 1,5 milhão de cabeças

Foto: Reprodução/Giro do Boi.
Foto: Reprodução/Giro do Boi.

O Oeste Paulista se consolidou como um dos principais polos nacionais da pecuária de corte. Com mais de 1,7 milhão de cabeças de gado, a região concentra quase 20% de todo o rebanho do estado. Essa vocação histórica ganha força pela excelente integração logística com o Paraná e Mato Grosso do Sul, além do seu alto volume de negócios.

O crescimento constante de animais terminados no cocho reforça o otimismo do setor. Segundo o Tour de Confinamento 2025, realizado pela multinacional DSM, São Paulo deve ter o segundo maior volume de animais confinados do Brasil, com 1,5 milhão de cabeças terminadas no cocho. Esse número representa um aumento de 3,8% em relação ao ano passado.

Apesar de ser um gigante na terminação, São Paulo ainda ocupa apenas a décima posição no ranking nacional, com 10,7 milhões de cabeças. No entanto, a alta rentabilidade do negócio pecuário neste ano e o foco no confinamento sugerem que o rebanho paulista volte a crescer ainda mais.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Feicorte e o impulso do mercado

Outro movimento favorável à pecuária paulista é o retorno da tradicional exposição de gado, a Feicorte. Realizada em Presidente Prudente, justamente no Oeste Paulista, a feira tem demonstrado um crescimento notável. Em apenas dois anos, a Feicorte dobrou o público e alcançou 16 mil visitantes em 2025.

O Giro do Boi esteve no lançamento da próxima edição da Feicorte, que será realizada de 23 a 26 de junho do ano que vem. O crescimento da feira reforça o interesse do produtor em tecnologia e genética.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.