O telespectador Valdei Ferreira, de Patrocínio-MG, tem uma dúvida. Ele quer saber para que serve a identificação dos graus de sangue no cruzamento Girolando. Além disso, também questionou qual deles apresenta a melhor carcaça.
Foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da Alta Genetics, quem atendeu Valdei. Em primeiro lugar, Marquez explicou a origem do Girolando. “O Girolando é uma formação de duas raças. É uma formação do Holandês em cruzamento com o Gir Leiteiro. Então, quando eu cruzo as raças, eu vou criando frações para explicar o que é aquela raça que eu criei”, disse.
Conforme indicou, o cruzamento Girolando propriamente dito possui ⅝ de sangue Holandês e ⅜ de Gir Leiteiro. “Essa é a formação. Sempre o Holandês vem primeiro. Portanto, toda vez que eu falo ¾ Girolando, eu estou falando que é um animal ¾ Holandês. Três dividido por quatro dá 75%, ou seja, ele tem 75% de Holandês e 25% de Gir Leiteiro”, exemplificou.
Nesse sentido, a fração que representa o grau de sangue no cruzamento Girolando serve para evidenciar ao pecuarista quanto de sangue Holandês tem aquele indivíduo. Por exemplo, um animal ⅝ tem 62,5% de sangue Holandês e 37,5% de sangue Gir Leiteiro. Do mesmo modo, o animal ⅞ possui 87,5% de sangue Holandês.
POR QUE DEVO SABER O GRAU DE SANGUE?
De acordo com Marquez, a informação tem valor significativo para o criador de gado Girolando. “Isso é extremamente importante porque eu sei o quanto de Holandês eu estou colocando em meu rebanho. Assim, eu sei o fator limitante do Holandês. Talvez seja comida, temperatura, manejo. E aí eu uso a régua, o termômetro do Holandês nas composições para saber o que é o melhor produto para mim”, avaliou.
QUALIDADE DE CARCAÇA
Em conclusão, Marquez tirou a outra dúvida do telespectador. Qual entre os graus de sangue do cruzamento Girolando apresenta a melhor carcaça? “Você está falando do tamanho, da ossatura do animal. Você está falando de carne e acabamento. Eu gosto muito do ⅝. É a raça registrada no Brasil. Ele dá um acabamento de carcaça, dá qualidade de carne muito interessante para os machos. Juntamente com isso, dá um volume muito bacana para as fêmeas, sendo que elas vão se tornar leiteiras. Então eu iria para o ⅝ nesse processo”, aconselhou.
ENVIE A SUA PERGUNTA
Assim como o telespectador acima, você também pode ser sua dúvida sobre gado de leite atendida. Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre grau de sangue no cruzamento Girolando pelo vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Reprodução / Associação Brasileira dos Criadores de Girolando