O que é melhor para fazenda em morro: cria, recria ou engorda?

Pecuarista quer saber qual a categoria mais indicada para criar na fazenda em morro e consultor apontou outras variáveis que vão determinar o sistema de produção

A dúvida que foi esclarecida no Giro do Boi Responde desta terça, dia 22, veio do pecuarista Thiago Albuquerque, de Parauapebas-PA. Ele tem fazenda em morro, ou seja, em área com declividade, e quer saber qual o melhor sistema de produção. Cria, recria ou engorda?

Quem atendeu o produtor foi o zootecnista Tiago Felipini, pecuarista e consultor em nutrição na Alcance Planejamento Rural. De acordo com o especialista, não é o relevo que vai determinado o sistema de produção na fazenda em morro. “Você pode usar tanto a cria, como a recria ou engorda”, disse em síntese.

RELAÇÃO COM O TAMANHO DA ÁREA

Logo depois, Felipini revelou o que pode determinar o melhor sistema de produção para fazenda em morro. “Se for uma área pequena, talvez a recria seja mais interessante. Como a recria é uma categoria com animais de menor peso, você vai conseguir ter um suporte maior. Por exemplo, onde você colocaria um boi, você pode colocar um garrote e meio se for o suporte de 1 UA/ha. Assim, você vai colocar 1,5 cabeça de garrote. Se for bezerro, talvez duas cabeças, dependendo do tamanho desse bezerro e do peso dele. Portanto, talvez seja interessante você trabalhar com recria se for uma área pequena”, recomendou.

Por outro lado, se a área for grande, o leque de opções para o pecuarista também é maior. “Senão você pode trabalhar com qualquer categoria. Para você ter ideia, no sul da Bahia nós trabalhamos há décadas na região de Itapetinga. Até a região de Itabuna também, que é morrada. Região de Itambé, Barreiras. Tudo no sul, sudoeste da Bahia. […] São regiões morradas, altas, e o pessoal engorda boi. Alguns fazem recria, outros fazem cria e têm bons resultados”, ilustrou o zootecnista.

DICA DO ESPECIALISTA

Nesse sentido, Felipini revelou o que deve realmente ocupar espaço no planejamento do pecuarista. “Qual é o segredo para você se preocupar? Com a infraestrutura de cercas e aguadas. A minha dica para você é não deixar os animais andarem mais de 400 metros para beber água. Os animais não podem andar mais de 400 metros para poder beber. Se eles andarem além desta distância, eles começam a ter limitação de desempenho. Vão ganhar menos peso, vão ter menos fertilidade, a vaca vai dar menos leite, etc”, comentou em seguida.

“Então procure fazer uma infraestrutura boa, colocando aguadas, bebedouros, por exemplo, a cada 400 m para que esses animais andem o mínimo possível”, reforçou.

Por último, o zootecnista recomendou que o pecuarista use cerca elétrica na fazenda em morro. “A última dica seria essa. Você vai economizar mais de 50%. Existem projetos em que a gente economiza 70% no valor da cerca quando usa cerca elétrica”, disse em conclusão.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre fazenda em morro. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre sistema de produção em fazenda em morro pelo vídeo abaixo:

Foto: Reprodução / Embrapa