A multinacional Nutron-Cargill acaba de divulgar o seu 5º levantamento do benchmarking de confinamento no Brasil. Os números, que são referentes à safra 2020/2021, cresceram 46% em número de cabeças analisadas, chegando a quase 610 mil animais Uma das novidades da pesquisa foi a inclusão de fêmeas confinadas.
“No ano passado, o Brasil bateu recordes em cabeças de gado confinados chegando a 6,2 milhões, o que significa um crescimento de aproximadamente 6% em comparação ao ano de 2019”, salientou a empresa em material de divulgação do benchmarking.
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No Giro do Boi desta quinta, dia 13, o engenheiro agrônomo e consultor técnico nacional de bovinos de corte da empresa, Felipe Bortolotto, falou em vídeo gravado a respeito do trabalho.
OBJETIVO
“Nós chegamos em nossa quinta edição, esse benchmarking tem os dados de 2020 e a gente lança em 2021. A principal missão do benchmarking […] é realmente se comparar, ter uma comparação, seja de indicadores zootécnicos ou indicadores econômicos, em que o nosso benchmarking foca nos animais confinados. Quem participa tem a vantagem de usufruir destas informações para entender se está num caminho correto, de melhoria contínua do seu processo de produção dentro da fazenda e ele vai conseguir olhar o retrovisor, olhar para trás, e entender como foi a performance, se comparar com propriedades do mesmo tamanho, que confinam as mesmas categorias, que fazem o mesmo perfil nutricional de dieta e podem se comparar, saber se tem como melhorar e traçar ações corretivas para o futuro ou novas estratégias, melhorar a sua operação no futuro. Então essa é a função principal do benchmarking, entre os nossos clientes e mercado, a gente traz essa informação”.
NÚMEROS E NOVIDADES
“Esse ano a gente cresceu muito referente ao ano passado. São mais de 46% de crescimento, ou seja, esse ano a gente tem mais de 608 mil cabeças avaliadas, sendo que temos 81 mil fêmeas. Então a novidade é que a gente trouxe fêmeas. É um crescimento expressivo em número de cabeças avaliadas e em número de clientes que participaram do nosso benchmarking, mostrando a trajetória crescente desta ferramenta para nós”.
“Nas nossas discussões, uma coisa que sempre a gente tenta levar são questionamentos para poder utilizar melhor as informações que existem no benchmarking. Por exemplo, sempre surge a pergunta se vale a pena confinar fêmea ou não. No nosso benchmarking, a gente consegue pontuar as performances zootécnica e econômica de fêmeas para entender se seria uma estratégia interessante para o futuro de alguma operação de confinamento que nunca pensou em confinar fêmea. Como o mercado está cada vez mais competitivo, às vezes pode ser uma estratégia interessante. Perguntas como se vale a pena confinar nas águas, se vale a pena confinar animal muito leve… são questões que aparecem a todo momento quando a gente vai apresentar os números do benchmarking. E isso é legal, sentar com cada cliente, fazer esse tipo de pergunta e olhar para frente. Esse ano a gente trouxe uma análise muito legal entre olhar para dentro da porteira e fora da porteira. Será que eu estou perdendo dentro e ganhando só na valorização da arroba ou vice-versa? É outra análise interessante”.
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“Existe uma crença sobre as fêmeas não serem boas para engordar. Mas, quando trazemos as performances neste estudo de 2020, os resultados fazem com que o mercado comece a pensar de forma diferenciada, principalmente no caso de fêmeas jovens. E esse é o grande motivador de um estudo completo como este, você consegue olhar o que estão fazendo e também se planejar para um novo momento, pautado em estratégia e com suporte de toda nossa equipe”, declarou Bortolotto em comunicado oficial divulgado pela companhia.
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“O que a gente quer no final do dia é poder extrair as informações do benchmarking e traçar estratégias para melhorar a produção dos nossos clientes .Então a nossa equipe está treinada para olhar os dados, se comparar ao mercado, se comparar ao grupo mais parecido com tamanho da sua operação e traçar estratégias para melhoria contínua da sua operação. Essa é a função principal do nosso benchmarking”.
Relembre nos links abaixo alguns dos conteúdos do benchmarking anterior:
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Veja na íntegra o vídeo em que Bortolotto anuncia a divulgação do benchmarking da Nutron-Cargill: