Novilhas de sobreano chegam a quase 18@ e rendimento de carcaça de 56% em MT

Produção veio da fazenda Barra Mansa no município de Nova Lacerda (MT)

O quadro Giro pelo Brasil desta terça-feira, 10, destacou um lote de 147 novilhas para lá de especial. Os animais da raça espanhola Rubia Gallega atingiram uma média de 17,8 arrobas, com um adicional de serem bem precoces e com um dos mais altos rendimentos de carne já vistos. 

“Não tinha nenhuma novilha acima de dois dentes, todas eram de sobreano e bem acabadas. A raça é conhecida por dar altos rendimentos, que chegou a 56%. O resultado foi um espetáculo”, diz o originador Bruno Martins Dias, da unidade da Friboi no município de Diamantino (MT). A produção veio da fazenda Barra Mansa, no município de Nova Lacerda (MT).

O lote se enquadrou numa das mais altas classificações de preço, o protocolo 1953 que foi lançado em 2018, para privilegiar os pecuaristas que trabalham para obter animais que garantem carne macia, saborosa e suculenta.

Entre as regras básicas para que um animal desta grife de carne seja certificado, está o grau de sangue (ter no mínimo 50% de sangue de raças britânicas), machos precisam ser castrados e terem até dois dentes incisivos, e as novilhas até quatro dentes. 

Confira no vídeo abaixo os detalhes do lote:

Abaeté (MG)

Outro lote de destaque foi o de 40 novilhas que atingiram um peso médio de 220 quilos (14,6 arrobas). A produção veio do pecuarista Cirino Gomes de Oliveira, da fazenda Bicué, no município de Abaeté (MG). Os animais foram apresentados pelo originador Fausto Severino de Queiroz, da unidade da Friboi de Ituiutaba (MG).

Confira no vídeo abaixo os detalhes do lote: