Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 04/01. Os animais foram enviados por fazendas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.
CAMPO GRANDE-MS / UNIDADE I
Novilhada cruzada zero dentes (16 a até 24 meses) de 18@ de média abatidas no Protocolo 1953 na unidade I do Friboi em Campo Grande-MS. Segundo o gerente de compra de gado, Maikel Nantes, as novilhas que vieram da Fazenda Aconchego, propriedade de Diogo Romanelli em Coxim-MS, receberam bônus de quase R$ 20,00 por arroba. “No Protocolo 1953 hoje, uma novilhada cruzada desse porte parte do preço do boi mais a certificação. No caso da Fazenda Aconchego, ela tem ainda rastreabilidade, está habilitada para exportar para a União Europeia, pega Lista Trace e Sinal Verde. Ela encosta nos seus R$ 20,00 de prêmio por arroba em comparação com a novilha comum”, destacou.
LINS-SP
Boiada Nelore de 0 a 4 dentes terminada em confinamento com 23@ de média. Os animais vieram da Fazenda São Paulo, propriedade de Rubens Furquim Sobrinho em Getulina-SP. “São animais de bom porte para a exportação, que o mercado está solicitando nos últimos tempos”, ressaltou Leonardo Ferri, gerente de originação do Friboi em Lins-SP. “O garrote é uma embalagem. Então é importante você preencher essa embalagem. Você nota que o pessoal da fazenda encheu essa embalagem toda, abatendo com 23@ de média. Então é um animal que vem pronto, com bastante peso, com bastante acabamento de gordura para que a gente possa ter uma ótima produção aqui e atender também ao mercado”, complementou Ferri.
CASTANHEIRA-MT
Fêmeas Nelore de 18@ de média produzidas na Fazenda Santa Cecília, propriedade de Silvio Ronsoni em Castanheira-MT. Conforme enalteceu Lucélia de Oliveira, a Léia, a originadora do Friboi no escritório de Castanheira-MT, a fazenda é um exemplo de sucessão familiar. “O seo Nelson Ronsoni passou o bastão para o Silvio, que está fazendo um excelente trabalho. É essa sucessão é que a gente tem falado aqui na nossa região, que é muito importante”, comentou Léia.